Confira !!
A mudança liderada pelos engenheiros da AMD para adicionar suporte de aceleração AV1 VA-API ao front-end do rastreador de estado Gallium3D "VA" chegou ao Mesa 21.3.
Esta é a mudança sobre a qual falamos na semana passada, quando os patches ainda estavam pendentes, mas agora estão na linha principal. O código Gallium3D VA agora suporta o codec de vídeo AV1 livre de royalties com recursos de decodificação de 10 bits. Claro, depende do driver Gallium3D ter recursos AV1. Na parte frontal da AMD, a decodificação AV1 está disponível com as GPUs "RDNA2" da série Radeon RX 6000 de última geração.
A AMD anteriormente eliminou seu driver de kernel AMDGPU e código de suporte RadeonSI para AV1. Anteriormente, eles também adicionaram o suporte AV1 ao código Gallium3D OpenMAX (OMX). A API de aceleração de vídeo, entretanto, é muito mais popular do que o OpenMAX para usuários de desktop Linux, então é ótimo ver esse código agora em vigor.
O código do AV1 foi mesclado para o Mesa 21.3, que será lançado ainda este ano.
Os aplicativos de vídeo do Linux ainda precisam suportar a interface VA-API AV1 para fazer uso dela. Nessa frente, a Intel trabalhou no suporte do FFmpeg AV1 VA-API como um dos pacotes de software multimídia Linux proeminentes. A Intel, por sua vez, tem decodificação AV1 com Tiger Lake Xe Graphics e mais recentes.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário