Confira !!
Rodar o Linux no Apple M1 com vários patches fora da árvore agora é capaz de inicializar em uma área de trabalho GNOME, embora sem qualquer aceleração de OpenGL / gráfico.
Alyssa Rosenzweig como um dos desenvolvedores Asahi Linux proeminentes trabalhando para portar o Linux para o Apple M1 anunciou o marco na noite de ontem . Ela foi capaz de inicializar o Debian no Apple M1 para chegar ao ambiente de desktop GNOME Shell.
A ressalva importante, porém, é que atualmente a experiência da área de trabalho depende apenas do LLVMpipe para aceleração do OpenGL conforme necessário para a área de trabalho GNOME. O LLVMpipe é a implementação do software Mesa Gallium3D para acelerar OpenGL na CPU. Fazer com que os gráficos do Apple M1 funcionem no Linux ainda é um item de trabalho significativo tanto no kernel do Linux Direct Rendering Manager (DRM) como também em trazer o suporte Mesa para aceleração OpenGL e, eventualmente, Vulkan é obviamente importante também para as necessidades de computação moderna.
Além da experiência atual do GNOME no Apple M1 ser desligada do OpenGL baseado em CPU, também são necessários vários patches de kernel ainda a serem fundidos. O driver Apple M1 PCIe Linux pendente era necessário junto com os patches do controlador de pinos e o código do driver de exibição de trabalho em andamento no qual Alyssa tem se concentrado.
LLVMPipe, my shoddy display controller, and hours of @svenpeter42's patience presents....
— Alyssa Rosenzweig (@alyssarzg) August 22, 2021
GNOME Shell on the Apple M1, bare metal.
No, it's not GPU accelerated. Yes, I'm sending this tweet from it. pic.twitter.com/P4YuPEnbvp
Mais detalhes sobre o estado atual do GNOME Shell no Apple M1 podem ser encontrados no tópico do Twitter de Alyssa .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário