FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica a última revisão do seu novo driver P-State Linux

domingo, 31 de outubro de 2021

A AMD publica a última revisão do seu novo driver P-State Linux

 

Confira !!

No início de setembro, a AMD postou seu novo driver de escalonamento de freqüência de CPU "amd-pstate" para Linux que aproveita os dados ACPI CPPC disponíveis com Zen 2 e processadores mais novos para tomar decisões mais sábias sobre escalonamento de freqüência. O objetivo do AMD P-State é oferecer melhor desempenho por Watt e hoje eles publicaram uma nova revisão deste driver.

No final de setembro, a AMD postou os patches amd-pstate v2, enquanto agora, no final de outubro, eles postaram amd-pstate v3. Com esta série de patch atualizada, eles ainda estão limitando a compatibilidade do driver para selecionar processadores Zen 3, enquanto com o tempo eles planejam ampliá-la para o resto dos processadores Zen 2 e Zen 3.

Uma novidade na série amd-pstate v3 é um patch da Valve para permitir o uso de SystemIO para registros _CPC. Este patch deve ajudar algumas plataformas como o ASUS Zephyrus G15 que usa um registro do SystemIO para o elemento _CPC de maior desempenho. Os patches da v3 também têm uma variedade de correções, documentação atualizada, limpeza de algumas APIs, limpeza de alguns elementos da interface sysfs e outras atualizações.

Os patches amd-pstate v3 estão disponíveis para revisão e teste na lista de discussão do kernel . Embora dado o tempo desses patches e ainda precisando passar por uma nova rodada de revisão, é provavelmente improvável que este driver aconteça para a próxima janela de mesclagem do Linux 5.16, especialmente se realmente abrir no domingo em vez de ser adiado por uma semana . Isso é muito ruim para este driver, que foi desenvolvido em cooperação com a Valve como parte do Steam Deck e outros desenvolvimentos AMD Linux, mas esperançosamente ele estará pronto para a linha principal no ciclo 5.17.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário