FERRAMENTAS LINUX: O GIMP 2.99.8 foi lançado como outro passo em direção ao longo atraso do GIMP 3.0

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

O GIMP 2.99.8 foi lançado como outro passo em direção ao longo atraso do GIMP 3.0

 



Confira !!


O GIMP 3.0  fchega como o port do GTK3 desta alternativa de código aberto ao Adobe Photoshop tem sido falado por quase uma década e o trabalho continua em andamento. No entanto, hoje é lançado o GIMP 2.99.8 como o instantâneo de desenvolvimento mais recente.

Somando-se a todas as mudanças acumuladas na série GIMP 2.99, além das grandes e fundamentais, como o uso do kit de ferramentas GTK3 e o suporte ao Wayland, o GIMP 2.99.8 traz algumas mudanças mais interessantes como:

- As ferramentas do tipo clone agora funcionam em várias camadas.

- A sugestão de seleção agora é corrigida ao executar no Wayland.

- Suporte para mais dispositivos de entrada e tablets de desenho para GIMP no Windows.

- Suporte aprimorado para formatos de arquivo como JPEG-XL, bem como melhor Adobe Photoshop PSD. Também há suporte agora para arquivos PSB como arquivos PSD do Adobe Photoshop, mas permitindo largura / altura de até 300k pixels.

- Aprimoramentos na API do plug-in.

- Várias correções de vazamento de memória.

Quanto a quando o GIMP 3.0 finalmente aparecerá, não parece estar claro ainda, além do usual "quando estiver pronto". O anúncio de lançamento do GIMP 2.99.8 observa, "Ainda estamos trabalhando duro para finalizar a porta GTK3, bem como o novo plug-in API. Cuidar das mudanças de tecnologia (Wayland no Linux e macOS em particular) atualmente também está causando um grande prejuízo em nossa eficiência de desenvolvimento, pois gastamos muito tempo consertando coisas que simplesmente quebram porque os sistemas subjacentes mudam. No entanto, estamos muito felizes de como as coisas evoluem, pois o futuro GIMP 3 está ficando cada vez mais incrível a cada dia, certo? "

Downloads e para saber mais sobre a versão de desenvolvimento do GIMP 2.99.8 via GIMP.org .





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário