FERRAMENTAS LINUX: A Intel publica o driver e o código de amostra atualizados para o "Silícon definido por software"

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

A Intel publica o driver e o código de amostra atualizados para o "Silícon definido por software"

 



Confira !!

Em setembro, a Intel postou originalmente patches do Linux para "Silício Definido por Software" para poder ativar recursos extras da CPU presentes no silício do processador, mas não expostos por padrão, a menos que o processo criptograficamente seguro com este driver SDSi fosse executado. A Intel parece estar se movendo no sentido de permitir recursos de processador licenciáveis ​​que podem ser ativados após o fato e hoje uma nova versão desse driver SDSi Linux apareceu.

Seguindo os patches originais de setembro e os sentimentos contraditórios sobre esse recurso (a Intel ainda não deixou claro quando e quais recursos provavelmente seriam incorporados ao silício definido por software), patches revisadosforam postados no mês passado. O driver do kernel do SDSi expõe a capacidade do espaço do usuário de fornecer um certificado que seria gravado na NVRAM interna e basicamente ativá-lo, além de ser capaz de ler o estado de configuração do SDSi existente para um processador. Os patches do SDSi Linux não forneceram nenhuma indicação sobre as intenções dos produtos da Intel com este recurso, além de que é focado no servidor onde as margens são mais altas e ao contrário do antigo "Intel Upgrade Service" da Intel de uma década atrás, que oferecia recursos ativados por software para processadores Core selecionados .

Com os patches SDSi "v2" do Linux postados hoje, eles foram realocados com base no código do kernel mais recente e, principalmente, oferecem código de amostra e suporte a testes de ABI sysfs.


O novo código "sdsi-sample" é um programa básico de espaço do usuário para interagir com o driver do kernel SDSi por meio da interface sysfs exposta. O programa de amostra permite especificar um soquete de CPU particular, ler dados de licença, ler dados de registro SDSi e provisionar um soquete com um determinado arquivo AKC / CAP. Novamente, nenhum detalhe realmente interessante foi revelado com este driver do kernel SDSi sendo apenas a infraestrutura genérica para a passagem de certificados do sistema operacional para a CPU para lidar com ele e ativar qualquer funcionalidade.

Os patches de driver do Intel SDSi Linux atualizados podem ser encontrados na lista de discussão do kernel . O Via GitHub também é a especificação da interface do sistema operacional em torno do silício definido por software.





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário