FERRAMENTAS LINUX: O suporte do DRM Leasing no XWayland chega para lidar com os fones de ouvido VR

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

O suporte do DRM Leasing no XWayland chega para lidar com os fones de ouvido VR

 


Confira !!

Junto com os gestos do touchpad do XWayland , outro recurso brilhante foi incorporado esta semana ao X.Org Server Git para XWayland: suporte a leasing de DRM!

O XWayland agora tem suporte principal para o protocolo DRM leasing (drm-lease-v1) para permitir que os clientes X11 executando através do XWayland aluguem conectores / saídas não-desktop do compositor Wayland subjacente. Isso é particularmente útil e projetado de acordo com as necessidades de monitores tipo head-mounted de realidade virtual (VR).

Tem havido muito trabalho de infraestrutura Linux nos últimos anos, colocando o código no lugar para melhor suportar VR HMDs no Linux, tanto no X11 quanto no Wayland. Agora com o código mais recente, o XWayland agora pode lidar com clientes X11 que desejam o uso de leasing DRM. O patch mesclado é baseado em um patch antigo do XWayland que estava flutuando fora da árvore desde 2019, quando o suporte ao protocolo Wayland estava em desenvolvimento. Foi apenas neste verão que o protocolo do DRM lease foi mesclado com o código de protocolos wayland.

Isso vai junto com outras atualizações de hoje para atualizar o XWayland para exigir os Protocolos Wayland 1.22, uma nova interface para RandR para permitir atrasar as respostas de aluguel e, em seguida, o suporte real do DRM lease . A interface RandR para permitir atrasar as respostas de locação é o que anteriormente era um bloqueador para o tratamento de locação XWayland DRM.

Esta é uma boa notícia para aqueles que desejam desfrutar de jogos VR rodando em um desktop Wayland, mas o jogo real ou aplicativo VR precisa de X11 / XWayland. Este será encontrado no XWayland 22 estável no próximo ano.







Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário