Embora todos os componentes de software estejam disponíveis agora para serem capazes de executar a pilha de driver proprietário da NVIDIA com compositores Wayland modernos (baseados em GBM) por padrão, incluindo suporte a XWayland, a estação de trabalho Fedora atualmente usa como padrão uma sessão baseada em X.Org com o verde blob binário. No entanto, para o Fedora 36 na próxima primavera, eles estão planejando usar a área de trabalho baseada no Wayland aqui também.
A estação de trabalho Fedora por um tempo passou a usar com sucesso o padrão do desktop GNOME Shell baseado no Wayland, mas com o driver proprietário da NVIDIA eles continuaram usando a sessão X.Org. Graças ao driver da série NVIDIA 495 que introduz o suporte GBM e outras melhorias feitas no XWayland acelerado, etc., a execução da pilha de drivers proprietários da NVIDIA para uso diário em desktops baseados no Wayland está se tornando viável.
O GNOME no X.Org permanecerá disponível para aqueles que o desejam, enquanto a proposta de mudança F36 enviada hoje ajustaria a regra do udev para GDM para que aqueles que usam a série NVIDIA 495 ou mais recente vejam a sessão do Wayland por padrão.
O plano do Fedora 36 para o Wayland por padrão com a pilha de drivers proprietários da NVIDIA é apresentado no Wiki do Fedora para aqueles interessados em mais detalhes técnicos.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário