FERRAMENTAS LINUX: Enquanto nos preparamos para 2022, o Linux ainda não tem relatórios de estatísticas de GPU padronizados por cliente

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Enquanto nos preparamos para 2022, o Linux ainda não tem relatórios de estatísticas de GPU padronizados por cliente

 

Confira !!

Uma das séries de patch da Intel que esperávamos ver consolidada desde 2018 é em torno de relatórios de métricas de GPU por cliente para poder mostrar várias atividades de mecanismo de GPU em uma base por processo. De vez em quando, os patches foram revividos, mas ainda não chegaram à linha principal. Recentemente, eles foram acelerados mais uma vez, deixando-nos a esperança de que, em 2022, possamos finalmente ver esse relatório de estatísticas de GPU por cliente / processo padronizado chegar ao kernel da linha principal.

Embora tenha começado como um esforço de driver da Intel e atendendo às necessidades de seu utilitário "intel_gpu_top" para expor aos usuários várias métricas de GPU por processo, ele foi posteriormente expandido para se tornar um driver de DRM padrão para que pudesse ser suportado por outros drivers Direct Rendering Manager como AMDGPU. Por sua vez, isso aliviaria a carga sobre o software do espaço do usuário que deseja usar essas informações como o GNOME / KDE System Monitor ou outro software que pode querer insights sobre o uso da GPU por processo, seja para 3D, mecanismos de mídia, etc.

Enviado na semana passada foi a última revisão dos patches de estatísticas de GPU por cliente . Os patches revisados ​​foram refeitos no código mais recente e consistem na documentação DRM que define essa interface baseada em sysfs padronizada e a implementação do driver gráfico Intel.


Um exemplo anterior de interface de usuário de texto do relatório Intel GPU Top adaptado para fornecer percepções de GPU por processo usando esta interface.

As versões anteriores dos patches também continham uma implementação experimental AMDGPU para adaptar seus relatórios para estar em conformidade com esta interface. Infelizmente, esse trabalho foi abandonado por enquanto, como com a série de patches em geral, não parece haver muita motivação urgente para manter o trabalho alinhado. As notas de atualização, " Caiu a conversão de amdgpu da série por enquanto até que o pessoal da AMD possa encontrar algum tempo para finalizar esse patch. "

Esperançosamente em 2022 poderemos encontrar este trabalho finalmente alinhado e suportado pelos drivers gráficos de kernel DRM proeminentes. A Microsoft tem relatado relatórios básicos de uso de GPU por processo há apenas alguns anos com o Windows 10 em seu Gerenciador de Tarefas ...








Até a próxima !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário