FERRAMENTAS LINUX: Mais Apple M1 está sendo apresentado para o Linux continua: SPI, SimpleDRM, PMU

domingo, 12 de dezembro de 2021

Mais Apple M1 está sendo apresentado para o Linux continua: SPI, SimpleDRM, PMU

 

Confira !!

Um ano depois que a Apple introduziu o SoC M1 e o esforço começou a trazer esse Silício da Apple para o Linux, o esforço continua em andamento e mais código está se aproximando do kernel principal.

Recentemente, o trabalho começou no novo M1 Pro / M1 Max para Linux que felizmente não é muito invasivo para alterações em relação ao M1 original. Com o kernel Linux 5.16, há o driver M1 PCIe , Apple CD321X USB , e à frente para o Linux 5.17 já enfileirado está um driver Apple PMGR, controle de clock PCIe e atualizações DT .

Os mais recentes lançados neste fim de semana são os patches para um driver de controle do Apple SPI. Este driver SPI é baseado no driver do SiFive e foi adaptado para funcionar com Apple SoCs. O driver foi testado com sucesso com uma versão corrigida do driver de teclado Apple SPI para Linux, mas a equipe do Asahi Linux diz que vai escrever um novo driver para o teclado.

Também postados hoje foram os patches do v3 obtendo o suporte para oSimpleDRM . Esta série simplesmente faz com que o código SimpleDRM funcione bem como uma alternativa ao uso do SimpleFB. No final das contas, os desenvolvedores do Apple M1 Linux ainda estão trabalhando em um driver Direct Rendering Manager completo e completo para acompanhar os drivers Mesa para OpenGL / Vulkan, mas tudo isso ainda é um grande esforço de trabalho em andamento.

Completando a atividade recente do Apple M1 na lista de discussão do kernel do Linux estão os patches do PMU da Apple.

Tudo continua avançando para o projeto e será interessante ver como tudo funcionará assim que houver um instalador Asahi Linux conveniente e o suporte a gráficos 3D começar a tomar forma para um sistema de desktop / laptop utilizável diariamente.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário