Aterrissando no Mesa 22.0 na noite de domingo foi o driver Radeon Vulkan "RADV" com suporte para a extensão VK_KHR_dynamic_rendering recentemente introduzida.
O VK_KHR_dynamic_rendering estreou no mês passado com o Vulkan 1.2.197 . Essa nova extensão permite a criação de instâncias de passagem de renderização de passagem única sem a necessidade de criar objetos de passagem de renderização ou buffers de quadro.
A documentação do Khronos sobre renderização dinâmica explica: " Se você não estiver usando várias subpassas ou anexos de entrada, vá em frente, extraia esses objetos de passagem de renderização imediatamente! A renderização dinâmica oferece desempenho de renderização semelhante a um objeto de passagem de renderização de passagem única, mas com muito interface mais simples em todas as implementações. Esperançosamente, esta extensão tornará a escrita de futuros renderizadores Vulkan um pouco mais agradável."
A orientação Khronos sobre VK_KHR_dynamic_rendering pode ser encontrada em sua postagem no blog de simplificação de passes de renderização .
A Intel está preparando o ANV para renderização dinâmica , bem como o recente trabalho de habilitação RADV, junto com os drivers Vulkan proprietários no Linux e Windows. A NVIDIA por sua vez, ofereceu um driver Vulkan beta com suporte VK_KHR_dynamic_rendering para clientes Linux e Windows desde a data de lançamento do Vulkan 1.2.197.
Com essa solicitação de mesclagem que entrou na linha principal no domingo, VK_KHR_dynamic_rendering é exposto para RADV. Isso marca o primeiro driver Vulkan de hardware Mesa compatível com VK_KHR_dynamic_rendering enquanto o software Lavapipe / implementação baseada em CPU já o suportou.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário