FERRAMENTAS LINUX: Os patches do kernel Linux permitem a inicialização de sistemas com contagens maiores de núcleos com muito mais rapidez

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Os patches do kernel Linux permitem a inicialização de sistemas com contagens maiores de núcleos com muito mais rapidez

 


Confira !!

Os patches começaram no início deste ano para permitir a ativação paralela de núcleos de CPU secundários para processadores x86_64 voltaram a ser trabalhados e foram enviados na quinta-feira para revisão.

O foco no conjunto de patches que afetam algumas centenas de linhas de código é a capacidade de trazer os núcleos de CPU secundários (x86_64) em paralelo.

Este é apenas o começo e existe a oportunidade para uma paralelização ainda maior acontecer no processo de inicialização do kernel do Linux. Mas, como David Woodhouse da Amazon observou na série de patches, “ Mas vou considerar um mero fator de 15. por enquanto. ” Sim, em seu servidor Intel Xeon de teste houve uma melhoria de quase 15x com os patches como estão.

Atualmente, trazer um servidor Skylake de 96 threads leva cerca de 500 ms, mas caiu para cerca de 34 ms com esses patches ... Uma grande diferença e seria uma diferença ainda maior para o mais recente Intel Xeon "Ice Lake" escalável ou, especialmente, servidores AMD EPYC com contagens de núcleo ainda mais altas. Atualmente, podem haver servidores AMD EPYC 2P de 128 núcleos / 256 threads, enquanto isso está aumentando no Gênova e Bergamo no próximo ano. Portanto, o tempo desses patches em torno da introdução de CPU paralela para Linux é certamente ótimo. Esses patches estão no código Linux x86 / x86_64 e não afetarão diretamente produtos como o Ampere Altra Max com 128 núcleos por soquete .

Mas processadores para desktops e workstations com contagem de núcleos ainda mais alta também se beneficiarão com esse trabalho. Woodhouse também observou em um dos patches que um de seus sistemas Haswell de 28 threads demorou cerca de 120 ms para inicializar do EFI para o Linux, enquanto isso caiu para 49,5 ms com esses patches.

Por enquanto, os patches estão em análise, mas esperamos que sejam mesclados em breve.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário