Confira !!
O driver Panfrost Gallium3D OpenGL e os drivers de código aberto PanVK no Mesa percorreram um longo caminho por meio de engenharia reversa para o suporte gráfico da Arm Mali. No entanto, até este ponto, o foco tem sido nas arquiteturas "Midgard" e "Bifrost" do Arm, enquanto a arquitetura "Valhall" mais recente existe nos últimos dois anos. O esforço Panfrost para trazer Valhall está agora em andamento.
Alyssa Rosenzweig, que liderou o esforço da Panfrost para gráficos de código aberto Arm Mali, está trabalhando há algum tempo para fazer a engenharia reversa da arquitetura Valhall da Arm e suportada pelo código do driver gráfico do Linux. (Isso também é um acréscimo ao seu trabalho separado na engenharia reversa dos gráficos do Apple M1 como outra aventura de código aberto em andamento.
Agora são mesclados os bits XML iniciais que apresentam a nova arquitetura para Panfrost, bem como o suporte Pandecode usado para engenharia reversa / depuração de fluxo de comando.
Adicione XML para a próxima versão de arquitetura principal do Mali, v9, e adicione suporte para a nova arquitetura para pandecode. Eu segurei o envio desta solicitação de mesclagem enquanto fazia a engenharia reversa ativamente para evitar spamming mesa com commits descobrindo novos campos desconhecidos. Esse ciclo r / e se acalmou, então eu gostaria de continuar com isso ... meu branch adicionando o suporte do Valhall ao Mesa já é grande o suficiente.
Os bits de ativação Valhall para o driver Panfrost ainda estão sendo trabalhados por meio do Mesa Gitlab Alyssa's branch . Veremos se esses bits estão prontos a tempo para o Mesa 22.0 no próximo trimestre, mas pelo menos os primeiros bits estão chegando à linha principal.
O Arm's Valhall estreou com as GPUs Mali G57 / G77 e continuou com o mais recente processador gráfico Mali G710. Valhall apresenta várias mudanças de motor, um ISA escalar simplificado e outras melhorias de design em relação ao Bifrost.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário