FERRAMENTAS LINUX: Os Blobs binários continuam a se provar desafiadores para as placas-mãe POWER10 Plus muito caras

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Os Blobs binários continuam a se provar desafiadores para as placas-mãe POWER10 Plus muito caras

 




Confira !!

Embora as CPUs POWER em geral tenham sido bem recebidas pela comunidade de software livre por serem amigáveis ​​ao código-fonte aberto, especialmente com a OpenPOWER Foundation, os processadores POWER10 de última geração da IBM continuam a incomodar.

Em particular, nem todo o firmware do POWER10 é de código aberto e não há indicações de que isso mude a curto prazo. Existem blobs de firmware ainda necessários para o POWER10 no que diz respeito ao suporte de memória DDR e PCI Express, que obviamente são cruciais para os sistemas atuais.

A Raptor Computing Systems, que tem estado na vanguarda em oferecer sistemas baseados em POWER em software 100% gratuito, até os designs de placa-mãe e firmware do sistema, está compreensivelmente incomodada com a situação com o POWER10. Embora eles ofereçam excelentes ofertas Talos II e Blackbird agora para sistemas POWER9 de software totalmente gratuito, esses processadores estão mostrando sua idade e obviamente seria ótimo ver sistemas libre baseados em POWER10.

O Raptor fez uma pesquisa da comunidade em relação aos requisitos de firmware e interesse do POWER10.


Para piorar as coisas, além dos componentes de firmware proprietários, existe a expectativa de que uma placa-mãe POWER10 da Raptor possa custar mais de US $ 3.500. A placa-mãe seria muito cara devido às complexidades do POWER10. Esse custo de US $ 3.500 não incluiria o próprio CPU ou um dissipador de calor personalizado. Mesmo com um fator de forma EATX, a Raptor Computing Systems diz que seria uma placa-mãe "compacta" para um design de soquete único.


Portanto, pelo menos no curto prazo, as coisas não parecem boas em ter um sistema baseado em POWER10 de software totalmente gratuito. Aqueles que se preocupam com sistemas totalmente gratuitos até o firmware podem verificar os produtos atuais do Raptor em RaptorCS.com .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário