FERRAMENTAS LINUX: O BOLT foi fundido no LLVM para otimizar os binários para um desempenho mais rápido

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O BOLT foi fundido no LLVM para otimizar os binários para um desempenho mais rápido

 

 
Confira !!

Fundido no repositório mono do LLVM minutos atrás estava o BOLT! Esta é a ferramenta desenvolvida pelo Facebook para otimizar o layout de binários em nome da entrega de maior desempenho. O Facebook (agora Meta) já usa BOLT internamente com grande sucesso com cargas de trabalho de produção, continua avançando no público como código aberto por um tempo e agora está upstream no LLVM para promover seu desenvolvimento futuro.

Temos acompanhado ansiosamente o trabalho do Facebook no BOLT desde 2018, com foco em acelerar os binários do Linux , otimizando o layout do código para binários gerados pelo GCC e Clang para uso eficiente do cache da CPU e outras considerações. O BOLT faz uso de várias bibliotecas LLVM, mas foi desenvolvido fora da árvore nos últimos anos.

Trabalhando para o upstream do BOLT no LLVM como um novo subprojeto. Eles continuaram avançando simultaneamente, mesmo em áreas como BOLT, otimizando o kernel Linux para um grande sucesso:



Depende de muitos fatores, mas dependendo da carga de trabalho, o benefício geral do uso do BOLT pode variar de melhorias percentuais de um a dois dígitos. As vantagens do BOLT estão ainda no topo de como o compilador LTO (Link Time Optimizations) e ajuste de PGO (Profile Guided Optimizations). Assim como o PGO, o BOLT requer um perfil adequado.





O BOLT é muito promissor e agora empolgante que a partir de hoje vive no LLVM upstream.

Veja este artigo de pesquisa do Facebook para obter mais informações básicas e detalhes técnicos sobre seu design. Relatórios do Facebook para o uso de datacenter de BOLT, " Para aplicativos de datacenter, o BOLT atinge até 7,0% de aceleração de desempenho em cima da reordenação de função guiada por perfil e LTO. Para os compiladores GCC e Clang, nossa avaliação mostra que o BOLT acelera seus binários em até 20,4% em cima de FDO e LTO, e até 52,1% se os binários forem construídos sem FDO e LTO. "



A fusão do BOLT no repositório mono do LLVM é de 89,5 mil linhas de novo código.










Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário