FERRAMENTAS LINUX: O Ubuntu 22.04 LTS está planejando ficar com o Kernel Linux 5.15 por padrão

sábado, 15 de janeiro de 2022

O Ubuntu 22.04 LTS está planejando ficar com o Kernel Linux 5.15 por padrão

 

Confira !!

Acontece que o Ubuntu 22.04 LTS está planejando usar o kernel Linux 5.15 como seu kernel padrão. Faz sentido que o Linux 5.15 também seja um kernel de suporte de longo prazo, mas infelizmente as versões do Ubuntu LTS nem sempre usaram versões do kernel LTS e a v5.15 já terá meio ano de idade quando o "Jammy Jellyfish " embarca em abril. Esta é uma escolha particularmente infeliz para aqueles com hardware recente, mas pelo menos existe o Ubuntu Mainline Kernel PPA e outras opções não padrão disponíveis.

Na discussão sobre os planos do GNOME do Ubuntu 22.04 , foi mencionado por Sebastien Bacher da Canonical que " o plano é usar 5.15 para o LTS, mas as variantes oem e hwe receberão 5.17 em algum momento " .

Assim, se esse plano continuar, por padrão seria o Linux 5.15 para o Ubuntu 22.04 LTS, enquanto em 2023 com o Ubuntu 22.04.2 LTS seria o novo kernel de habilitação de hardware do Ubuntu 22.10 que forneceria um kernel mais atualizado, etc. Os parceiros OEM do Ubuntu, como a Dell, também têm a capacidade de enviar um kernel mais recente para seus sistemas Linux pré-carregados mais recentes.

O Kernel Linux 5.15 faz sentido para o Ubuntu 22.04, pois ambos são lançamentos de Long-Term Support (LTS). O Kernel Linux 5.15 LTS estreou no final de outubro, com o Kernel Linux 5.16 lançado na semana passada e, em seguida, o Kernel Linux 5.17 deve ser lançado no final de março. O Kernel Linux 5.17 ficaria muito próximo de qualquer forma para ver por padrão na versão 22.04 do Ubuntu, mas há muito na mesa agora faltando no kernel padrão.

O Kernel Linux 5.16 traz os gráficos Alder Lake S habilitados por padrão (provavelmente veremos a configuração do kernel do Ubuntu modificada para forçar a sondagem, devido ao seu significado), a chamada do sistema FUTEX2 futex_waitv que será importante para os jogos Wine / Steam Play daqui para frente, I/O otimizações, suporte muito mais adequado à série móvel AMD Ryzen 6000, suporte Intel AMX que será importante para servidores Xeon Sapphire Rapids com a versão Ubuntu LTS e muitas outras adições e melhorias de suporte de hardware . (Da mesma forma, muito no mesa para o Kernel Linux 5.17.) Algumas das correções / adições de PCI ID podem ser portadas de volta para o Kernel Linux 5.15 ou carregadas pela compilação do kernel do Ubuntu, mas provavelmente nenhum dos itens de grande valor. É um ciclo vicioso sem fim com todos os drivers que fazem parte do kernel e o software de código aberto avançando continuamente.

Portanto, embora o Kernel Linux 5.15 LTS faça sentido para o Ubuntu 22.04 LTS do ponto de vista logístico, os entusiastas do Linux em particular e aqueles que desejam executar o Ubuntu no hardware Intel/AMD mais recente serão melhores usando uma compilação de kernel de terceiros/não oficial até o novo Kernels HWE em futuros lançamentos pontuais do Jammy Jellyfish. Felizmente, o PPA do Mainline do Kernel do Ubuntu fornece compilações de kernel principais convenientes do Kernel Linux 5.16 ou Kernel Linux 5.17 no momento em que o Ubuntu 22.04 for lançado oficialmente, entre outras compilações/PPAs de kernel de terceiros. Com a Canonical querendo tornar o Ubuntu "o melhor desktop Linux para jogos" talvez eles venham com uma maneira mais endossada/amigável de executar versões estáveis ​​do Linux mais recentes no Ubuntu, considerando os benefícios do driver gráfico e outras vantagens que os entusiastas/jogadores encontrarão nos kernels mais recentes.







Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário