Confira !!
Quando se trata de suporte à extensão OpenGL, a implementação genérica OpenGL-on-Vulkan do Zink agora tem uma cobertura tão robusta quanto o núcleo do Mesa oferece e o que é implementado pelo driver de software LLVMpipe, RadeonSI Gallium3D e os drivers Intel i965.
O Zink já ofereceu suporte ao OpenGL 4.6, mas agora, depois de adicionar recentemente algumas extensões adicionais que não são obrigatórias pela versão 4.6, agora está no mesmo nível dos outros drivers para o número bruto de extensões expostas e excede os outros drivers para não-core extensões.
O Zink junto com o núcleo Mesa / LLVMpipe / RadeonSI / i965 estão em 160 extensões expostas enquanto são o conjunto de drivers de código aberto que suportam OpenGL 4.6.
No MesaMatrix.net está a boa visão geral:
O Zink recentemente adicionou ARB_sparse_texture2, o suporte para a memória externa OpenGL, o suporte para os semáforos OpenGL e várias outras adições. Todo esse trabalho será encontrado no Mesa 22.0 com o lançamento estável no final deste trimestre, enquanto o trabalho de recursos nessa série de lançamentos trimestrais está terminando no final deste mês. Em seguida, para as extensões não essenciais, o Zink está agora em 39, superando as 37 extensões da RadeonSI e 35 para i965.
O desenvolvedor líder do Zink, Mike Blumenkrantz, da Valve, escreveu no blog que um dos grandes focos no futuro será a compatibilidade e a correção do software OpenGL, agora que o desempenho e o suporte à extensão estão se estabelecendo. Talvez até o final de 2022 o Zink possa até passar totalmente no OpenGL Conformance Test Suite (CTS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário