FERRAMENTAS LINUX: A AMD envia os patches do Linux para a virtualização x2APIC, aumenta o limite de KVM para 511 vCPUs

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

A AMD envia os patches do Linux para a virtualização x2APIC, aumenta o limite de KVM para 511 vCPUs

 Confira !!

Os engenheiros da AMD enviaram na noite de domingo uma série de patches obtendo suporte "x2AVIC" de virtualização x2APIC para o driver AMD SVM com a máquina virtual baseada em kernel (KVM).

Algumas áreas do suporte de virtualização da AMD para o kernel principal não foram tão pontuais quanto o desejado. Por exemplo, o SEV-SNP com os processadores da série EPYC 7003 do ano passado ainda não tem seu novo código de recurso atualizado, mas ainda passa pelo processo de revisão de vez em quando com novas revisões. (Pelo menos a AMD tem oferecido uma árvore no GitHub com o código do kernel SEV-SNP em andamento para clientes interessados.)

Outro item de virtualização da AMD que eu achava que já estava resolvido, mas só agora está vendo os patches para suporte à virtualização AMD x2APIC. O suporte AMD x2APIC fora do escopo de virtualização é suportado desde 2018 com Linux para a série EPYC 7002 e mais recente; o trabalho desta semana é sobre a virtualização x2APIC, que a Intel tem incluído seu suporte Linux há anos (Intel VT-x com Sandy Bridge originalmente adicionou virtualização x2APIC lá). Enviado no domingo à noite, um conjunto de patches de "solicitação de comentários" implementando o suporte à virtualização AMD x2APIC. O suporte à virtualização x2APIC permite que as VMs tenham mais de 255 threads de CPU e melhor desempenho do que o modo APIC legado para a virtualização.

                                                         Mais vCPUs

Este código obtém a virtualização AMD x2APIC (x2AVIC) para o código do kernel KVM. Os patches avançam e aumentam a contagem de threads agora de 255 vCPUs para um possível limite de 511 vCPUs. Com os processadores da série AMD EPYC 7003 com até 256 threads (128 núcleos) entre dois soquetes, o limite existente de 255 vCPU não tem sido um grande problema com normalmente alguns núcleos/threads sendo reservados para o sistema operacional host para gerenciamento. No entanto, com o Genoa do Zen 4 haverá até 96 núcleos de CPU (192 threads) agora por soquete ou com o Zen 4C "Bérgamo" serão 128 núcleos por soquete.

Além de permitir até 511 vCPUs agora, o suporte à virtualização AMD x2APIC deve levar a uma melhor eficiência quando usado. Veja a série de patches RFC para este suporte provisório do AMD x2AVIC para o kernel Linux.









Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário