FERRAMENTAS LINUX: O Código do Intel PECI está para ser alinhado com o Kernel Linux 5.18

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

O Código do Intel PECI está para ser alinhado com o Kernel Linux 5.18

 

Confira !!

O Kernel Linux 5.18 parece ser outro ciclo de kernel muito ocupado para a Intel, pois além dos gráficos Alder Lake N, da Intel Hardware Feedback Interface (HFI) e da integração do Software Defined Silicon (SDSi) , o código do kernel PECI da Intel está finalmente sendo mantido.

A Platform Environment Control Interface (PECI) da Intel data de meados dos anos 2000 com processadores Core 2 Duo como padrão de gerenciamento térmico. O PECI continuou a ser construído e o que esse suporte ao kernel Linux está acontecendo em 2022 é para expor a interface PECI entre a CPU e os controladores de gerenciamento de placa base (BMCs) e outros dispositivos de gerenciamento de plataforma em plataformas de servidor Intel para que possam ser expostos no Linux.

Por anos a Intel tem trabalhado neste código do PECI para o Linux, mas aparentemente sem muita urgência. No ano passado, eles voltaram a trabalhar no PECI, presumivelmente para tornar os servidores Xeon mais adequados para empresas como OpenBMC. Agora, com o Linux 5.18, que ficará estável no final de maio, o suporte à interface de controle do ambiente da plataforma Intel está definido para ser introduzido.

Greg Kroah-Hartman colocou ontem na fila todo o código PECI em char-misc-next antes da abertura da janela de mesclagem do Kernel Linux 5.18 no final de março.


O lote inicial de código do PECI enfileirado para a introdução do Kernel Linux 5.18 é a infraestrutura central para o PECI, o driver peci-aspeed controller para uso com SoCs ASpeed ​​AST2400/AST2500/AST2600 em servidores Xeon que suprtam uma interface PECI, suporte a PECI device driver, o peci -cpu driver para monitoramento de temperatura e outros recursos da CPU junto com o peci-cputemp e, em seguida, o driver dimmtemp para a leitura das temperaturas da memória do sistema via PECI.

A Platform Environment Control Interface (PECI) é uma interface de comunicação entre o processador Intel e os controladores de gerenciamento (por exemplo, Baseboard Management Controller, BMC). O PECI disponibiliza serviços que permitem ao controlador de gestão configurar, monitorizar e depurar a plataforma através do acesso a vários registos. Ele define um protocolo de comando dedicado, onde o controlador de gerenciamento atua como um originador PECI e o processador - como um respondedor PECI. O PECI pode ser usado em sistemas baseados em processador único e em vários processadores.

NOTA:

A especificação Intel PECI não é lançada como um documento dedicado, em vez disso, faz parte da Especificação de Design Externo (EDS) para determinada CPU Intel. Especificações externas de projeto geralmente não estão disponíveis publicamente.


A citação acima é da nova documentação que está sendo adicionada ao kernel, mas, como observado, a Intel não documenta publicamente a especificação PECI na íntegra.

Portanto, procure por todo esse código PECI para finalmente ir ao upstream com o Kernel Linux 5.18, agora que ele chegou ao char-misc-next.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário