FERRAMENTAS LINUX: O Driver AMDGPU X.Org 22.0 foi lançado com o AsyncFlipSecondaries, correções no GLAMOR

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

O Driver AMDGPU X.Org 22.0 foi lançado com o AsyncFlipSecondaries, correções no GLAMOR

 

Confira !!

Para aqueles que confiam na pilha de drivers gráficos AMD Linux de código aberto e continuam a usar um servidor X.Org em vez de Wayland e não usam o driver DDX genérico xf86-video-modesetting, xf86-video-amdgpu 22.0 está disponível hoje para melhorar a Experiência X.Org para gráficos Radeon.

Saiu hoje a atualização mais recente do xf86-video-amdgpu, o driver DDX para uso com o X.Org Server que raramente é atualizado atualmente devido ao trabalho mais interessante que está ocorrendo no driver do kernel AMDGPU Linux e, em seguida, no OpenGL/ Drivers Vulkan dentro do Mesa.

Uma mudança notável com xf86-video-amdgpu é adicionar a opção de driver "AsyncFlipSecondaries", que se comporta da mesma forma que a opção xf86-video-modesetting introduzida no ano passado. Habilitar AsyncFlipSecondaries permite flips não sincronizados para saídas de exibição secundárias. Isso melhora a experiência de vários monitores, especialmente para o modo espelho/clone e onde principalmente se preocupa com a melhor experiência / inversão de página no monitor principal e não se importa necessariamente em rasgar em monitores secundários - especialmente se o monitor principal for mais alto taxa de atualização do que os monitores secundários. Mais detalhes sobre esta opção adaptada para o AMDGPU DDX através do artigo do ano passado: X.Org Server adiciona "AsyncFlipSecondaries" para lidar com uma experiência ruim de vários monitores .

Há também uma correção GLAMOR em torno da distorção lado a lado para pixmaps compartilhados entre as configurações de APU e GPU. E há uma segunda correção GLAMOR para pixmaps compartilhados devido ao sinalizador de uso de varredura não estar definido, o que pode resultar em artefatos de GPU para alguns cenários.


A nova atualização de hoje é para o AMDGPU DDX, não deve ser confundido com o driver do kernel AMDGPU DRM ou o back-end do compilador AMDGPU LLVM.

Há apenas um punhado de mudanças com a versão xf86-video-amdgpu 22.0 de hoje , que é a primeira desde julho passado, mas, novamente, não há muito trabalho empolgante no espaço do driver X.Org DDX atualmente.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário