Em junho passado, o kernel do Linux desativou o suporte para as instruções ENQCMD da Intel, pois o suporte do kernel foi considerado "quebrado além do reparo" para esse recurso que faz parte do Data Streaming Accelerator com os próximos processadores Xeon Scalable "Sapphire Rapids". Felizmente, agora a tempo para o aumento do Sapphire Rapids, os engenheiros da Intel corrigiram o código ENQCMD e parece que o próximo ciclo do kernel Linux reativará a funcionalidade.
ENQCMD é uma nova instrução Intel que pode ser usada para enviar atomicamente um descritor de trabalho para um dispositivo, ou mais geralmente é "comando de enfileiramento" para escrever comandos para "registros de enfileiramento" de dispositivos especiais acessados usando MMIO.em torno do Endereçamento Virtual Compartilhado.
O NQCMD/ENQCMDS está sendo introduzido com Sapphire Rapids. Imagem do guia de referência de programação Intel.
Portanto, supondo que não haja mais problemas com o código sendo descoberto nas próximas semanas, ele provavelmente será enviado por Borislav Petkov na janela de mesclagem do Kernel Linux 5.18 no final de março. O Kernel Linux 5.18, por sua vez, deve ser lançado como estável no final de maio, aproximadamente na época em que veremos o Xeon Scalable "Sapphire Rapids" aumentando. Felizmente, pelo menos, os engenheiros da Intel conseguiram as alterações originais do kernel ENQCMD com antecedência suficiente para que o código ainda pudesse ser corrigido antes do lançamento do hardware, com a Intel geralmente sendo muito boa em obter suporte de software Linux / código aberto para novos recursos ISA embutido no kernel e em outros componentes bem antes do tempo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário