Confira !!
Embora o Apple M1 SoC seja um ótimo hardware, grande parte do que tornou a Apple Silicon tão bem-sucedida com seus Macs mais recentes foi o software Rosetta 2 para traduzir dinamicamente o software x86/x86_64 para funcionar bem nesses sistemas Arm de 64 bits . Aplicativos e jogos existentes otimizados para Macs anteriores da Intel continuam funcionando geralmente em excelente forma em seu hardware mais recente graças ao Rosetta 2. essa vantagem de uma alternativa atraente do Rosetta 2, mas o projeto FEX-Emu espera mudar essa perspectiva.
Obviamente, existe o QEMU, bem como outros softwares como o Box86/Box64mas não foi tão rápido ou sem problemas quanto o Rosetta 2 da Apple para desfrutar de software x86/x86_64 no AArch64. Os usuários do Linux têm a vantagem de usar amplamente software de código aberto que geralmente pode atingir várias arquiteturas, mas para todos os softwares proprietários disponíveis, software ainda não bem otimizado para extensões modernas de instrução Arm e, especialmente, jogos comerciais, não é viável AArch64 suporte neste momento. O FEX-Emu pretende ser a solução de código aberto atraente para executar binários x86/x86_64 no AArch64, com desempenho suficiente para lidar com jogos e avançada o suficiente para lidar com jogos Linux, incluindo aqueles executados no Steam Play / Proton da Valve. O FEX-Emu também foi projetado para encaminhar chamadas com eficiência para o driver OpenGL do host e outros componentes também.
O FEX-Emu está sendo apresentado hoje como parte do evento FOSDEM 2022 deste fim de semana . Para marcar a ocasião, o FEX-2202 também foi lançado como a versão mais recente deste emulador. O desenvolvedor do FEX-Emu, Ryan Houdek, que também é desenvolvedor do Dolphin-Emu, desenvolvedor do emulador GameCube/Wii, é quem apresenta no FOSDEM esta tarde nesta emulação x86 mais rápida para AArch64.
O FEX-Emu depende do JIT'ing para um IR que é então executado eficientemente no AArch64. O FEX-Emu envolve todas as chamadas de sistema da era Linux 5.0 a 5.16 para a cobertura de convidados. Com a nova versão FEX-2202, ele começou a oferecer suporte a algumas instruções SSE 4.2, com base no suporte SSE 4.1 existente. No entanto, o suporte AVX/AVX2 ainda não é tratado entre outras extensões de conjunto de instruções mais recentes para lidar com os jogos modernos.
O FEX-Emu ainda está trabalhando na geração de código mais rápida, fuzzing, mais conversão de biblioteca e completando seu suporte a Proton / Pressure-Vessel. Com o FEX-2202, além do trabalho inicial do SSE4.2, também há correções de travamento do vaso de pressão como outro passo para poder aproveitar o Proton da Valve no AArch64, além de muitas outras correções de bugs.
Aqueles que desejam aprender mais sobre o FEX-Emu com a esperança de permitir que o Steam Play / Proton da Valve seja executado no AArch64 junto com outro software x86/x86_64 moderno para hardware Linux Arm, veja a apresentação do FOSDEM . O projeto está hospedado em FEX-Emu.org e no GitHub .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário