FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.17-rc3 restaura o scroll acelerado por hardware FBDEV, saco misto de coisas aleatórias

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

O Kernel Linux 5.17-rc3 restaura o scroll acelerado por hardware FBDEV, saco misto de coisas aleatórias

 

Confira !!

Linus Torvalds acaba de lançar o Kernel Linux 5.17-rc3 como o kernel de teste mais recente para o Kernel Linux 5.17 que deve ser lançado como estável antes do final de março.

Quanto às mudanças desta semana, Torvalds resumiu no anúncio de lançamento:

O diffstat mostra que tivemos mais atividade do sistema de arquivos do que talvez o normal, A atividade do sistema de arquivos acabou, variando de cifs reintroduzindo o suporte fscache após a reescrita, para correções de manipulação de erros no nível vfs, para apenas correções regulares específicas do sistema de arquivos (btrfs, ext4, xfs), para algumas limpezas do Kconfig unicode. Portanto, não é uma coisa única, apenas aconteceu que tínhamos mais coisas do sistema de arquivos do que talvez seja comum neste momento.

Dito isto, as correções de driver (rede, gpu, som, controle de pinos, drivers de plataforma, scsi etc) ainda dominam. No lado do driver, algumas reversões para reativar o scroll  acelerado por hw para os dispositivos fbdev herdados talvez se destaquem.

Fora isso, é uma mistura de coisas aleatórias - as atualizações usuais de arco (ruído kvm se destaca), rede genérica e kernel principal e ferramentas (autotestes e perf). E algumas correções de documentação.

O suporte de rolagem acelerada por hardware FBDEV/FBCON é uma reversão do código que o desabilitava anteriormente. Isso está sendo restaurado desde que desativá-lo introduziu uma penalidade de desempenho para placas gráficas que anteriormente eram capazes de fornecer aceleração de hardware 2D. O código que originalmente pedia para desabilitar a aceleração alegava que Nouveau, OMAPDRM e GMA500 eram os únicos usuários quando isso se mostrou impreciso. Existem cerca de três dúzias de drivers FBDEV que fizeram uso dele... Mas a reversão reconhece que alguns bugs estão presentes no código de rolagem acelerada. Consulte a reversão para obter mais detalhes e o artigo anterior de 2020: O Console do Linux Frame-Buffer para descartar a rolagem acelerada, pois está cheio de bugs .

Veja o anúncio do 5.17-rc3 para mais detalhes.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário