Confira !!
Estreou em dezembro passado o Mold 1.0 como um linker moderno e de alto desempenho para competir com o GNU's Gold e o LLVM's LLD . Esse projeto foi iniciado por Rui Ueyama, que trabalhou originalmente no LLD da LLVM e vem trabalhando agressivamente em otimizações de desempenho. A noite de domingo marcou o lançamento do Mold 1.1 como a última grande atualização deste vinculador.
O Mold 1.0 continuou com os lançamentos pontuais há algumas semanas, enquanto o Mold 1.1 está pronto com adições de recursos maiores. O Mold 1.1 mais notavelmente agora oferece suporte nativo para o Link-Time Optimization (LTO). O Mold foi anteriormente desviado para o ld.bdf/ld.lld ao encontrar IR destinado a vinculadores com capacidade de LTO, enquanto agora ele pode lidar com a própria representação intermediária. O suporte LTO é implementado com uma interface de plug-in de linker semelhante à do GNU ld e GNU gold. O suporte LTO inicial do Mold está focado na integridade e não no desempenho, o que, por enquanto, pelo menos significa que é apenas "marginalmente mais rápido" do que os outros vinculadores.
A outra grande adição do Mold 1.1 é adicionar suporte à arquitetura de CPU RISC-V, com o código RV64 sendo mesclado. Isso foi testado com sucesso para vincular vários programas no RISC-V de 64 bits.
Outras alterações com o Mold 1.1 incluem suporte -emit-relocs , a opção de embaralhar aleatoriamente a ordem das seções de entrada para alguns casos, como ASLR, opção --print-dependencies adicionada e outras adições, além de muitas correções de bugs e melhorias de compatibilidade. O molde 1.1, por exemplo, agora pode ser construído com Musl libc como outro destaque.
Mais detalhes sobre o Mold 1.1 podem ser encontrados no anúncio de lançamento no GitHub .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário