Confira !!
Embora grande parte do suporte ao driver de código aberto Intel DG2/Alchemist já tenha sido upstream no kernel Linux, Mesa para OpenGL e Vulkan e componentes relacionados como IGC e Compute-Runtime, existem vários bits ainda pendentes antes dos gráficos Intel Arc cartões definidos para fazer sua estréia nos próximos meses. Uma dessas peças que ainda está trabalhando no upstream é habilitar o bloco GSC, o Graphics System Controller.
No final do ano passado, a Intel começou a postar os patches do Linux para o controle do GSC que é usado para habilitar a proteção de mídia HDCP para suas GPUs discretas, juntamente com outras tarefas seguras e manuseio de atualização de firmware. O GSC se conecta à interface do mecanismo de gerenciamento (MEI) da Intel
O suporte ao Graphics System Controller no Linux ainda não foi implementado, mas a quinta iteração dos patches foi publicada. Parece, no entanto, que o trabalho de ativação está se estabilizando e os patches podem ser mesclados assim que o kernel v5.18. Esses patches "v5" apenas re-baseiam os patches e adicionam uma tag "revisado por" muito importante com Greg Kroah-Hartman agora ok'ing o trabalho. Portanto, é bem provável que seja mesclado em breve - provavelmente com este próximo ciclo do kernel.
O Intel GSC é tratado como um dispositivo auxiliar MEI para servir como controle de gabinete para as placas gráficas discretas da Intel. No novo switch de tempo de construção INTEL_MEI_GSC , o Intel GSC é resumido como responsável pelas atualizações de firmware da placa gráfica e "tarefas de segurança" - o que inclui proteção de mídia para dispositivos selecionados.
Consulte a série de patches da v5 se quiser saber mais sobre o Graphics System Controller para as próximas placas gráficas discretas da Intel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário