Confira !!
De acordo com o Coreboot camp, os futuros sistemas Intel com o FSP 3.0 e o Universal Scalable Firmware (USF) serão ainda menos amigáveis para firmware de sistema de código aberto.
O desenvolvedor do Coreboot Philipp Deppenwiese "Zaolin", que é CEO da empresa de segurança alemã Immune e fundador da 9elements Security e fortemente envolvido na cena do firmware de código aberto, compartilhou algumas más notícias esta semana. Ele tuitou :
For eveyone wondering what's @IntelSoftware planning for the Firmware Support Package 3.0 #fsp and USF is basically going fully closed-source on the firmware side. This means Intel's #fsp decides to drop #OSF open-source firmware. It's really a shame... https://t.co/naq5Z0wkQZ
— Zaolin (@_zaolin_) February 25, 2022
Com o FSP 3.0 da Intel (o pacote de suporte de firmware de última geração) e o USF (firmware escalável universal), ele diz que está "basicamente tornando-se totalmente de código fechado no lado do firmware".
A Intel publicou o rascunho da especificação USF no último trimestre com um foco relatado na redução da complexidade do firmware, escalável entre CPUs e XPUs, suporte para carregadores de inicialização do setor e cargas úteis de SO e melhor qualidade e segurança de frimware. Mas, de acordo com os desenvolvedores do Coreboot, será menos amigável ao código aberto.
Desde então, ouvi em outros lugares que, com os novos componentes de firmware da Intel, a inicialização do hardware da Intel será basicamente deixada para um binário e o Coreboot será ainda mais restrito em quais opções e controles ele possui em torno do blob binário. Alguns dos desenvolvedores envolvidos têm NDA/informações embargadas que serão compartilhadas posteriormente/tornadas públicas assim que as plataformas usando FSP 3.0 e USF estiverem disponíveis.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário