FERRAMENTAS LINUX: O driver Turnip Vulkan agora funciona com o Zink para o OpenGL 4.6, aproximando-se do Vulkan 1.3

terça-feira, 26 de julho de 2022

O driver Turnip Vulkan agora funciona com o Zink para o OpenGL 4.6, aproximando-se do Vulkan 1.3

 

Confira !

O driver Turnip da Mesa, que fornece suporte Vulkan de código aberto para processadores gráficos Qualcomm Adreno, continua amadurecendo bem e está se aproximando da conformidade com o Vulkan 1.3.

O desenvolvedor da Igalia, Danylo Piliaiev, forneceu uma atualização de status no driver Turnip Vulkan. Este hardware Qualcomm Adreno de código aberto está começando a funcionar para mais jogos com The Witcher 3, The Talos Principle e ODM2 sendo os títulos mais recentes testados. O Princípio Talos estava sendo executado no próprio hardware da Qualcomm por meio da camada de emulação Box64, enquanto os outros jogos foram testados apenas por meio de execução em um laptop x86_64 e streaming dos comandos Vulkan para a placa do desenvolvedor.

Igalia tem The Talos Principle rodando em hardware Qualcomm com Turnip e fazendo uso do Box64 para rodar em Arm.


Além de mais cargas de trabalho do mundo real em execução no Turnip, foram implementadas mais extensões que eram necessárias para usar o Zink para expor o suporte ao OpenGL 4.6 no topo do Vulkan. É verdade que já existe o driver Freedreno Gallium3D que fornece OpenGL nativamente para hardware Qualcomm Adreno.

O Turnip também implementou uma variedade de extensões Vulkan mais recentes e está bem próximo de oferecer suporte ao Vulkan 1.3, uma vez que a renderização dinâmica e as extensões de bloco uniformes em linha são conectadas como os grandes itens de trabalho restantes.

Mais detalhes sobre o estado atual do driver Turnip Vulkan através do Igalia blog  .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário