Confira !!
Foi apenas em 2018 que o suporte à arquitetura de CPU NDS32 da Andes foi adicionado com o Kernel Linux 4.17. Mas agora com o Kernel Linux 5.18 a arquitetura AndesCore NDS32 está sendo removida por falta de manutenção ativa.
A porta do kernel Linux NDS32 foi para suportar núcleos de processador da era Andes Technology N13 / N15 / D15 / N10 / D10 mais antigos. Esses núcleos de processador usam uma arquitetura semelhante ao AndeStar RISC de 16/32 bits. Essa arquitetura foi projetada para ser eficiente em termos de desempenho com uma pequena pegada para casos de uso incorporados de IoT a controles de sinal digital e vários outros casos de uso.
Embora os processadores AndesCore NDS32 ainda sejam usados no mundo de hoje, a falta de manutenção upstream ativa na porta da arquitetura da CPU está levando à sua remoção. A solicitação de pull genérica do asm para o Kernel Linux 5.18 e descarta o NDS32. Arnd Bermann resume a situação como, " A arquitetura nds32 termina seu mandato no kernel Linux. O hardware ainda é usado e o código está em forma razoável, mas a porta principal não é mais mantida ativamente, pois todos os usuários restantes são considerados para executar kernels de fornecedores que nunca seriam atualizados para uma versão futura. "
Erodindo ainda mais a viabilidade desse port, os processadores AndesCore mais recentes são designs de 32 e 64 bits baseados em RISC-V. O AndesStar V5 ISA da Andes Tech é baseado no RISC-V agora e esse é o caminho a seguir pela empresa e, portanto, não incentivado a continuar mantendo esse código do NDS32 para os seus processadores mais antigos.
Dado que o hardware da era AndeStar V3 apareceu apenas em sistemas profundamente incorporados, é improvável que algum de vocês esteja executando o NDS32, especialmente com kernels modernos. Os ports do kernel fora da árvore, como o SDK da Andes Tech, ainda existem, assim como o suporte ao NDS32 ainda encontrado nas séries de kernel Linux LTS existentes.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário