FERRAMENTAS LINUX: O Intel Software Defined Silicon, AMD HSMP foi enviado para o Kernel Linux 5.18

sábado, 26 de março de 2022

O Intel Software Defined Silicon, AMD HSMP foi enviado para o Kernel Linux 5.18

 


Confira !!

As atualizações do driver da plataforma x86 foram enviadas para a janela de mesclagem do kernel Linux 5.18 . Essa solicitação de pull inclui várias adições notáveis ​​sobre as quais falamos nas últimas semanas e meses no Phoronix.

Primeiro, as alterações do driver da plataforma x86 para o Kernel Linux 5.18 incluem o driver Intel Software Defined Silicon (SDSi). Isso era esperado e agora está à frente dos processadores de próxima geração que devem levar esse recurso controverso. O Software Defined Silicon permite ativar recursos de hardware de silício extras incorporados ao processador, mas não ativados por padrão até que o driver SDSi forneça a chave criptográfica adequada ao processador. O SDSi só veio à tona depois que relatamos pela primeira vez o código do kernel no ano passado. Até agora, a Intel não esclareceu como pretende comercializar o SDSi com quais recursos podemos ver ocultos por trás desse modelo de licença de ativação para futuras CPUs, então por enquanto esperamos e o driver de ativação do kernel está aqui com o Kernel Linux 5.18 para o driver e amostra do kernel ferramenta de provisionamento SDSi no espaço do usuário. Pelo menos inicialmente, isso provavelmente será apenas para processadores Intel de servidor/estação de trabalho.

No lado da AMD, uma adição notável com essa solicitação pull de drivers de plataforma x86 é o driver de gerenciamento de sistema AMD HSMP . A AMD Host System Management Port (HSMP) está com processadores de servidor AMD para fornecer funcionalidade adicional de gerenciamento de sistema no Linux. O AMD HSMP atualmente oferece suporte a mensagens para ler o consumo médio atual de energia do soquete, definir o limite de energia do soquete, obter/definir um limite máximo de frequência, definir a largura mínima/máxima do link xGMI, habilitar o suporte DF P-State Performance Boost, obter o FCLK e MEMCLK para o soquete atual, ler a residência C0 média para esse soquete, obter temperaturas por DIMM e taxas de atualização e obter o uso de largura de banda DDR máximo/atual, entre outras opções possíveis (mensagens).

Também são notáveis ​​no lado da AMD as correções de bugs de suspensão para ocioso (s2idle) e um recurso "Spill to DRAM" para o código AMD Smart Trace Buffer (STB). STB Spill to DRAM permite o derramamento de dados SRAM para DRAM em futuros AMD ASICs para coletar dados extras de rastreamento/telemetria.

Como parte do driver ThinkPad neste pull, também há suporte ao ACPI Platform Profile agora funcionando corretamente para ThinkPads com tecnologia AMD .

Essa solicitação de pull também tem soluções/correções mais peculiares para os tablets Android x86 .

Consulte a solicitação de pull para obter a lista completa de atualizações de driver da plataforma x86 para o kernel Linux 5.18. O Kermel Linux 5.18 estável deve ser lançado no final de maio.






Fonte

Até a próxiam !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário