Confira !!
O suporte ao kernel do Linux está procurando descartar o suporte para CPUs Renesas (Hitachi) H8/300 mais uma vez.
O port para o Linux "h8300" para os processadores/microcontroladores obsoletos da série Renesas H8/300 está mais uma vez procurando ser removida. Em 2013, o kernel Linux originalmente abandonou o suporte para os antigos H8/300s, pois ninguém se opôs, enquanto vários desenvolvedores do kernel "reconheciam" sua remoção. Em 2013, foi considerado "morto por vários anos, o kernel não foi compilado por muito tempo e as versões recentes do GCC estão quebradas".
Mas então, em 2015, um desenvolvedor intensificou o desejo de manter a porta H8300 para o kernel Linux... Ele reescreveu parte do código da arquitetura para que pelo menos fosse construído e em melhor forma do que anteriormente. Esse suporte restaurado ao H8300 foi incorporado ao Linux 4.
Desde o final de 2015, não houve muito trabalho específico do H8300 com a maioria dos commits desde então, sendo para limpezas/correções básicas de cabeçalho e outras alterações triviais como parte de alterações de arquitetura cruzada. Agora, devido à falta de atividade no código do kernel e aos Renesas H8 MCUs sendo ainda mais obsoletos, está sendo removido mais uma vez.
O desenvolvedor de kernel de longa data, Christoph Hellwig, enviou um pedido de comentários sobre a remoção do código arch/h8300. Ele observa que a porta H8300 não foi mantida por um bom tempo com "pedidos de pull de até anos permanecendo no repositório antigo". Além disso, com o fato de o código ser "bastante marginal para começar", ele espera ver a porta removida. Limpar o código da CPU H8300 do kernel linux reduziria a carga de manutenção contínua em cerca de 7k linhas de código.
O desenvolvedor do kernel Arnd Bergmann também comentou que o H8300 é a "arquitetura com menos manutenção ativa que temos no momento, e provavelmente a menos útil".
Assim, este PR agora significa ver a remoção do suporte da arquitetura Renesas H8/300 para o kernel Linux, esperançosamente, pela última vez, dado o quão obsoleto é o hardware e é improvável que alguém ainda encontre esse hardware executando um kernel moderno.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário