FERRAMENTAS LINUX: O Ubuntu fala sobre os snaps mais rápidos do KDE, mas ainda demora um pouco para os aplicativos frios serem lançados

sexta-feira, 18 de março de 2022

O Ubuntu fala sobre os snaps mais rápidos do KDE, mas ainda demora um pouco para os aplicativos frios serem lançados

 



Confira !!

No final de 2020, foi originalmente falado sobre o esforço da Canonical em torno dos pacotes Snap para mudar para a compactação LZO para tempos de inicialização mais rápidos . Hoje eles publicaram uma nova postagem de blog no site do Ubuntu destacando as acelerações do Snap enquanto observam os pacotes do KDE. Os pacotes compactados com LZO são realmente mais rápidos que o XZ, mas ainda são um tempo de inicialização demorado para aplicativos frios.

A postagem do blog do Ubuntu de hoje se gaba das vantagens de usar o algoritmo LZO para compactação de pacotes em comparação com o uso existente do XZ. Ao regenerar os Snaps usando o LZO, alguns segundos podem ser reduzidos do tempo de inicialização a frio e ganhos ainda maiores se o LZO compactar o Snap do KDE Frameworks também.

Os tempos de inicialização a quente para quando um programa já foi carregado permanecem bastante baixos em torno de ~ 1,1 segundos. KBlocks e GCompris estavam entre os programas testados.

O software educacional GCompris levou 14,5 segundos para inicializar a frio quando o XZ comprimiu e XZ'ed KDE Frameworks. Mas ao mudar para o GCompris compactado com LZO, ele caiu para 9,7 segundos ou para 6,3 segundos quando também com LZO's KDE Frameworks. Passar de 14,5 para 6,3 segundos com ambas as alterações é certamente uma diferença notável, mas ainda uma quantidade bastante significativa de tempo para ver uma janela de software educacional ao iniciar esse aplicativo pela primeira vez. O tempo de inicialização a quente foi consistente em 1,1 segundos.

KBlocks

No caso do KBlocks como um jogo de blocos em queda, passou de 6,3~7,9 segundos para 3,7 segundos ao fazer uso de LZO Snaps para os componentes de aplicativos e frameworks. O tempo de inicialização a quente para KBlocks permanece em torno de 1,1 segundos.

Veja esta postagem no Ubuntu blog para obter mais detalhes sobre a compactação do LZO Snap para melhorar os tempos de inicialização a frio. Certamente é um movimento na direção certa, mas ainda é uma quantidade notável de tempo para iniciar a frio um aplicativo Snap em comparação com não usar Snaps. O post termina com "As descobertas iniciais do primeiro conjunto de snaps do KDE recém-criados utilizando o algoritmo de compactação LZO apontam favoravelmente para essa mudança. A equipe do KDE adotará a medida para todo o conjunto de mais de 100 snaps disponíveis na Snap Store, lançando a atualização junto com outras alterações e correções em seus aplicativos. "






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário