FERRAMENTAS LINUX: A Inicialização mais rápida via CPU paralela atinge um obstáculo com as CPUs AMD mais antigas

sexta-feira, 22 de abril de 2022

A Inicialização mais rápida via CPU paralela atinge um obstáculo com as CPUs AMD mais antigas

 

Confira !!

No final do ano passado, você deve se lembrar dos patches do kernel do Linux para inicializar sistemas mais rapidamente, permitindo a ativação paralela de núcleos de CPU secundários . Já faz um tempo desde que ouvi muito sobre esse esforço, mas parece ter encontrado um problema, pois o código está apresentando problemas nas primeiras CPUs Zen e mais antigas.

Voltando a dezembro passado, quando o código mais recente foi publicado para suportar a ativação paralela da CPU em x86_64, houve relatos de problemas para alguns hardwares da AMD. No entanto, depurar o problema é um desafio, pois o sistema fica travado no início do processo de inicialização com o mínimo de informações disponíveis e trava/trava completamente o sistema.

Finalmente ontem teve uma atualização sobre esse assunto - confirmando a partir de testes adicionais que as CPUs Zen / Zen + parecem afetadas por esse problema com a ativação paralela da CPU, enquanto os processadores Zen 2 e Zen 3 mais recentes parecem se comportar bem. Depurar os problemas do Zen/Zen+ continua sendo um desafio devido à falha rápida e à não obtenção de nenhuma saída do sistema na inicialização. Além de o Zen/Zen+ ter problemas com este código de inicialização de CPU paralelo, anteriormente também foi relatado que APUs/CPUs pré-Zen também estavam com problemas.

Portanto, embora esse suporte de inicialização paralela de CPU para Intel/AMD x86_64 seja promissor especialmente para economias significativas de tempo de inicialização com sistemas de contagem de núcleos mais altos, dada a falta de progresso notável nos últimos meses, não parece ser uma prioridade e também permanece complicado por este problema da AMD e passando pela lista de discussão, pode haver algumas outras peculiaridades/problemas também. Espero que eles consigam resolver esses problemas, caso contrário, se/quando esses patches avançarem, acabem tendo que colocar CPUs na lista negra/lista branca para aproveitar essa funcionalidade.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário