FERRAMENTAS LINUX: O Raptor Lake P chega ao Mesa para os drivers Linux OpenGL/Vulkan da Intel

quinta-feira, 21 de abril de 2022

O Raptor Lake P chega ao Mesa para os drivers Linux OpenGL/Vulkan da Intel

 

Confira !

Juntamente com o suporte ao driver gráfico do kernel Linux Raptor Lake P que deve funcionar até a linha principal para o ciclo v5.19, mesclado ao Mesa 22.2 hoje estão os bits Raptor Lake P para os drivers Intel OpenGL / Vulkan.

Com o Mesa já tendo suporte ao Raptor Lake S e tanto RPL-S / RPL-P apenas uma extensão dos caminhos de código de driver existentes para Alder Lake e outros gráficos de classe Gen12, a habilitação do Mesa para Raptor Lake P é mínima. Há apenas seis novos IDs PCI adicionados para Raptor Lake P (0xa720, 0xa721, 0xa7a0, 0xa7a1, 0xa7a8 e 0xa7a9) e, em seguida, as informações do dispositivo que indicam que o Raptor Lake P tem recursos Gen12/GFX12 e recursos Display13.

A habilitação é mínima com apenas uma dúzia de linhas de novo código para as adições PCI ID/plataforma. Como tal, além de estar no Mesa 22.2-devel para o lançamento de recursos do próximo trimestre, este patch também está marcado para back-porting, então deve aparecer na série Mesa 22.1 que será lançada no próximo mês e na atual série estável Mesa 22.0.


O Raptor Lake P será o "laptops fino e leve de desempenho" que sucederá o Alder Lake P no final deste ano ou no início do próximo ano. Com este suporte ao Mesa e o que deve estar no Linux 5.19, o suporte ao Raptor Lake P do lado gráfico de código aberto com "ANV" Vulkan e "Iris" Gallium3D parece bom para ir enquanto veremos se algum outro gráfico relacionado ao Raptor Lake recursos são introduzidos nas próximas semanas/meses. É bom e continua a tradição da Intel de ver esse suporte gráfico integrado publicamente e na linha principal bem antes do lançamento dos processadores - por sua vez, deve ser encontrado pronto para uso no momento em que as distribuições Linux de outono chegarem.











Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário