FERRAMENTAS LINUX: A nova tentativa de usar o eBPF no subsistema HID do Linux

sexta-feira, 22 de abril de 2022

A nova tentativa de usar o eBPF no subsistema HID do Linux

 


Confira !!

Em fevereiro, houve o interessante trabalho desenvolvido pelos engenheiros da Red Hat para analisar o uso do eBPF dentro do subsistema HID do kernel . Uma nova série de patches que tenta esse uso inovador da máquina virtual JIT no kernel foi publicada.

Benjamin Tissoires da Red Hat tem liderado o trabalho para permitir o uso de eBPF dentro do subsistema HID. Fazer uso de eBPF dentro do HID pode ser muito útil para lidar com dispositivos peculiares - atualmente existem muitos drivers e peculiaridades simples para corrigir uma chave ou byte no descritor de relatório para eventos de entrada. Infelizmente, com a abordagem atual com os drivers de entrada no kernel principal e o tempo que leva para upstream e descer aos kernels do fornecedor, é doloroso para os usuários. A idéia é que com o eBPF'ing HID essas "correções" poderiam ser externalizadas em algum repositório externo e enviar essas correções como vários programas eBPF que seriam carregados no momento da inicialização para evitar a necessidade de um novo kernel para hardware peculiar/com bugs.

Vários problemas técnicos e comentários foram levantados nas três rodadas anteriores de patches trabalhando no suporte eBPF para HID. Benjamin enviou na quinta-feira uma versão reescrita dos patches, que ainda são um trabalho em andamento e, portanto, rotulados com um "pedido de comentários" em busca de mais feedback sobre essa abordagem inovadora.

Se estiver interessado no uso de dispositivos HID / eBPF, consulte esta série de patches para obter mais detalhes sobre este último caso de uso interessante para eBPF no kernel do Linux.








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário