Confira !!
No início deste mês havia uma proposta de mudança para remover os drivers X.Org legados com o lançamento do Fedora 37 no final deste ano.
Adam Jackson, da Red Hat, propôs a remoção dos drivers VESA e FBDEV X.Org e o código de suporte relacionado do X.Org Server que leva ao uso desses drivers. Isso faz parte do longo esforço de transição do Fedora e do ecossistema Linux mais amplo para ser mais focado em Wayland e com drivers modernos.
Os drivers FBDEV/VESA X.Org dificilmente são mantidos e são efetivamente obsoletos no upstream. Emparelhado com o Fedora que já suporta SimpleDRM e está na vanguarda da inclusão do mais recente código de driver de vídeo/exibição Linux de código aberto, este é um plano bastante confortável e, idealmente, deve afetar poucos usuários fora de talvez alguns casos de uso de nicho.
Parece que este plano para remover os drivers X.Org legados continuará! Este bilhete FESCo foi votado esta semana. Até o momento, já há um sólido +4 para votação e nenhum voto contra, então, de acordo com as regras do FESCo, parece que isso será aprovado sem sequer passar pela reunião do Comitê de Engenharia e Direção do Fedora.
Esta semana Adam Jackson também atualizou a proposta de mudança com detalhes adicionais para usuários preocupados em serem afetados. Consulte esta página diff se estiver preocupado com qualquer impacto potencial da remoção do driver legado.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário