Na semana passada, o pull principal do RISC-V para o kernel Linux 5.18 trouxe o suporte à tabela de páginas de cinco níveis Sv57, suporte aprimorado ao SoC PolarFire, um código MEMMOVE otimizado, suporte para sequências reinicializáveis e muito mais. Um segundo lote de atualizações de recursos do RISC-V foi enviado esta semana e agora mesclado para tornar o Kernel Linux 5.18 ainda melhor para este ISA de processador aberto.
O grande conjunto de alterações de recursos do RISC-V foi mesclado na semana passada, como observado, mas material adicional (e testado) suficiente estava pronto para ser lançado agora como parte de uma segunda parte das atualizações da arquitetura da CPU.
Primeiro, há suporte para CPU Idle RISC-V usando a extensão SBI (Supervisor Binary Interface) mais recente. O driver RISC-V CPU Idle é "inspirado" pelo design do driver PSCI CPU Idle da Arm. A Western Digital contribuiu fortemente para o desenvolvimento desse novo driver para lidar com os estados ociosos dos núcleos do processador para melhorar a economia de energia.
O RISC-V agora também suporta a opção de kernel CURRENT_STACK_POINTER para depuração de pilha extra em torno do código de cópia de usuário protegido. Além disso, os arquivos de configuração padrão do RISC-V agora optam por "CONFIG_PROFILING" habilitado por padrão. Isso serve para fazer uso dos drivers RISC-V PMU viáveis em diferentes plataformas para obter ajuda com a criação de perfil de desempenho e outros recursos de criação de perfil do kernel.
O resto do trabalho é principalmente limpezas/correções.para mais detalhes sobre essas últimas mudanças do RISC-V para o Kernel Linux 5.18 -- certamente o mais interessante é a chegada do trabalho ocioso da CPU.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário