Confira !!
Além da recente notável série de patches do Linux que habilita os gráficos GFX11 e a codificação/decodificação de vídeo VCN4 para as GPUs "RDNA3" de próxima geração, a AMD esta semana publicou algumas séries de patches adicionais permitindo outros blocos de propriedade intelectual (IP) para a sua próxima geração de hardware.
Como parte da nova abordagem da AMD com enumeração baseada em IP e série de patches "bloco a bloco" para trazer as GPUs, esta semana viu várias séries de patches adicionais enviadas. Essas séries de patches não revelam muitos detalhes interessantes sobre o hardware e são difíceis de identificar configurações de SKU específicas devido às diferentes versões de blocos de IP, mas de qualquer forma é ótimo ver esses patches saindo da AMD cedo - meses antes lançar.
As GPUs Navi 3x não devem ser lançadas até a metade do ano. Dado o tempo dessas séries de patches, se as revisões e uma solicitação de pull forem enviadas para o DRM-Next na semana passada, é possível que vejamos muitos desses patches de habilitação para o kernel Linux 5.19. A janela de mesclagem 5.19 será aberta no final de maio, enquanto o kernel estável será lançado em julho. Mas é mais do que provável que parte do suporte de GPU de código aberto AMD de próxima geração será transferido para o Linux 5.20 (ou Linux 6.0, dependendo da preferência de versão de Torvalds desta vez) e, portanto, possivelmente não estará em um kernel estável até setembro-outubro . Isso atinge as chances de não encontrar suporte RDNA3 pronto para uso nos lançamentos de distribuição Linux de outono como Ubuntu 22.10 ou Fedora 37 (embora pelo menos com o último venham kernels de versão atualizados com o tempo).
De qualquer forma, os patches de habilitação da AMD mais recentes que valem a pena mencionar para seu driver de kernel AMDGPU de código aberto incluem:
- O MMHUB 3.0.2 como o Multimedia Hub
- O NBIO 7.7 como a versão mais recente de seu bloco New Bus IO para a interface da GPU com o PCI ( Ônibus expresso.
- O suporte HDP 5.2.1 para o Host Data Port para fornecer acesso da CPU ao frame-buffer via PCI BAR.
- O UMC 8.11 como a versão mais recente do IP do controlador de memória.
- O SMU 13.0.7 como a atualização secundária mais recente da unidade de gerenciamento do sistema para lidar com as tarefas de gerenciamento de energia da GPU.
- Muitos patches extras do SMU 13.0.0 para a unidade de gerenciamento do sistema.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário