FERRAMENTAS LINUX: A AMD publica os patches do driver do Linux para o novo bloco de IP "VCN 4.0"

segunda-feira, 2 de maio de 2022

A AMD publica os patches do driver do Linux para o novo bloco de IP "VCN 4.0"

 

Confira !

Depois que a AMD começou a postar os patches "GFX11" para RDNA3 na semana passada , hoje a AMD publicou um conjunto de patches que habilitam o bloco IP VCN 4.0 para recursos de codificação/decodificação de vídeo de próxima geração.

A AMD começou a postar os patches do driver gráfico do kernel AMDGPU Linux para habilitar o Video Core Next 4.0 em código aberto. Embora esta série de patches seja publicada de forma independente como parte de sua nova estratégia de habilitação de IP bloco a bloco, considerando o momento, é seguro presumir que a VCN4 vem com as placas gráficas "RDNA3" de próxima geração.


Os 4 patches do Video Codec Next (normalmente VCN se refere a "Video Core Next" enquanto um erro de digitação ou uma renomeação, é referido agora como "Video Codec Next") foram enviados hoje e consistem em cerca de 12,3 mil linhas de novo código, mas mais de 9k linhas são arquivos de cabeçalho de registro. Este é apenas o começo e o suficiente para que o bloco de IP de codificação de vídeo da VCN funcione com os codecs suportados existentes.

Com a VCN 3.0/3.1 já lidando com a decodificação AV1, será interessante ver o que vem com a VCN 4.0 -- esperamos que a codificação AV1 seja ótima de se ver. A série de patches hoje é apenas a habilitação básica do lado do driver do kernel e até agora nenhum novo código publicado para o Mesa ou outros componentes do espaço do usuário em torno da VCN4. Com esta série de patches do kernel para os recursos VCN4, está apenas expondo a codificação 4K HEVC e MPEG4 AVC, enquanto no lado da decodificação está MPEG 4 AVC / HEVC / JPEG / VP9 / AV1. A decodificação AV1 é limitada a 8K e inferior. Veremos o que as futuras séries de patches trazem para os recursos da VCN4.

Esta série inicial de patches VCN4 pode ser encontrada na lista de discussão enquanto está sendo revisada e, eventualmente, chegando ao kernel Linux principal.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário