FERRAMENTAS LINUX: Mais patches de habilitação do AMD RDNA3 / GFX11 foram mesclados no LLVM 15.0

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Mais patches de habilitação do AMD RDNA3 / GFX11 foram mesclados no LLVM 15.0

 

Confira !!

Os engenheiros de drivers gráficos da AMD continuam muito ativos no lançamento de novos patches de driver de código aberto para GFX11 e outros blocos que compõem seus processadores gráficos RDNA3 de próxima geração.

Desde a base de código LLVM para o back-end do compilador de sombreador AMDGPU até o código do driver de kernel AMDGPU/AMDKFD até o Mesa, as últimas duas semanas viram muitos novos códigos publicados para GFX11 - após semanas de outros "blocos de propriedade intelectual" " sendo enviado em preparação para as placas gráficas AMD de próxima geração que serão lançadas ainda este ano.

O último relatório sobre o assunto são alguns novos patches GFX11 sendo mesclados hoje no tronco LLVM. Os novos recursos do GFX11 adicionados hoje incluem instruções de operandos de 16 bits verdadeiras, várias instruções dot8 (v_dot2_f16_f16, v_dot2_bf16_bf16, v_dot2_f32_bf16, v_dot4_i32_iu8, v_dot8_i32_iu4) e instruções wave32 de emissão dupla VOPD. Um patch

de acompanhamento funciona adicionando suporte para decodificação de instruções mais amplas (maiores que 64 bits). Ainda pendente inclui um patch para novas instruções BUF com vários novos formatos de buffer que estão sendo adicionados para GFX11. À medida que continuamos nos aproximando do lançamento do RDNA3 em alguns meses, espere que o trabalho de patch continue esquentando, especialmente em áreas de novos recursos do RDNA3, onde a AMD provavelmente adiará publicá-los até mais perto do lançamento para evitar revelar muitos detalhes iniciais, bem como para áreas fora da habilitação básica de hardware.

Esperamos encontrar um bom suporte RDNA3 pronto para uso no lançamento com as últimas versões principais do Mesa e do kernel Linux, mas não necessariamente o que será distribuído pelas principais distribuições Linux no momento. De qualquer forma, em casos de suporte a nova GPU, geralmente é recomendável sempre usar o código de driver mais recente.







Fonte


Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário