FERRAMENTAS LINUX: O SDL adiciona o suporte inicial para o LoongArch

quinta-feira, 9 de junho de 2022

O SDL adiciona o suporte inicial para o LoongArch

 

Confira !

A biblioteca SDL que é amplamente utilizada por jogos multiplataforma como uma camada de abstração de software/hardware fundiu o suporte para a arquitetura de CPU chinesa LoongArch .

Foi apenas no fim de semana passado que o suporte do LoongArch chegou ao Kernel Linux 5.19 , embora para esta versão inicial do kernel não seja suficiente para produzir um sistema em funcionamento. Alguns drivers LoongArch necessários para realmente ter um sistema de inicialização e funcionamento ainda precisam ser atualizados. Mas colocar o código da arquitetura da CPU no Linux 5.19 pelo menos abre caminho para que o suporte LoongArch seja introduzido neste verão na GNU C Library.

Enquanto isso, esta semana, a Simple DirectMedia Library (SDL) adicionou suporte para a arquitetura LoongArch. A porta LoongArch do SDL inclui a adição de suporte para rotinas de montagem LSX e LASX otimizadas.

Este ~268 linhas iniciais de novo código para suporte LoongArch SDL foi de autoria de Hecai Yuan de Loongson, que também trabalhou no suporte LoongArch para FFmpeg e outros softwares de código aberto. Veja estes commits para mais detalhes sobre o suporte inicial da CPU LoongArch para a biblioteca SDL.

O Loongson 3A5000 é o modelo inicial de CPU LoongArch para passar do MIPS64.

O LoongArch foi desenvolvido por Loongson agora que a arquitetura upstream MIPS64 em que eles dependiam está basicamente morta. LoongArch é "inspirado" por MIPS64 e RISC-V. Antes de obter o suporte do LoongArch no Kernel Linux 5.19, foi o compilador GCC 12 no início deste ano que introduziu o suporte inicial ao compilador.





Fonte

Até a próxima !!





Nenhum comentário:

Postar um comentário