FERRAMENTAS LINUX: A NVIDIA publica 73k linhas de arquivos de cabeçalho 3D para o Fermi através das GPUs Ampere

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

A NVIDIA publica 73k linhas de arquivos de cabeçalho 3D para o Fermi através das GPUs Ampere

 

Confira !!

Além da NVIDIA estar ocupada trabalhando na transição para um driver de kernel de GPU de código aberto, ontem eles fizeram uma rara contribuição pública de documentação de código aberto... GPUs Ampere da geração atual!

No portal Open-GPU-Docs da NVIDIA, eles publicaram as 73 mil linhas de arquivos de cabeçalho de classe 3D cobrindo as GPUs RTX 30 "Ampere" até os processadores gráficos GeForce 400/500 "Fermi" de uma década.


Esses arquivos de cabeçalho definem as classes usadas para programar o mecanismo 3D da GPU, o cabeçalho de textura e o layout do amostrador de textura são documentados e outros bits de programação relacionados ao 3D. Ter todos esses arquivos de cabeçalho será útil para os desenvolvedores de drivers Nouveau de código aberto para economizar em sua engenharia reversa e adivinhação/incerteza sobre certos bits.

O Open GPU Kernel Driver da NVIDIA é apenas para a série GeForce RTX 20 "Turing" e mais recente, por isso é ótimo ver a NVIDIA agora postando esta documentação voltando ao Fermi, que é diretamente para ajudar a comunidade de código aberto / Nouveau.

Embora todos esses cabeçalhos 3D sejam bons, um dos principais bloqueadores para o driver de código aberto Nouveau no momento é a falta de re-clocking nas GPUs GeForce GTX 900 "Maxwell" e mais recentes. Essas GPUs estão presas à execução em suas velocidades de clock de inicialização que tendem a ser particularmente lentas. O Nouveau foi sustentado pelo re-clocking para as frequências de clock ideais classificadas sobre os requisitos de firmware PMU assinados com a série GTX 900 e posterior. Assim, nas GPUs NVIDIA mais recentes , o desempenho do driver Nouveau é dolorosamente lentoe mesmo na série GeForce GTX 600/700 onde há re-clocking, isso precisa ser feito manualmente e o driver NVIDIA continua mais rápido . Esse é o elefante na sala nos últimos anos no que se refere ao driver Nouveau DRM existente e o que está impedindo que esse driver de código aberto seja mais útil. Enquanto isso, os desenvolvedores do Nouveau ainda estão trabalhando para adicionar suporte Ampere OpenGL ao seu driver Gallium3D e fazer as mudanças necessárias no driver do kernel Nouveau DRM, que infelizmente perdeu o ciclo v6.0.

Pelo menos as classes 3D documentadas podem ser de alguma ajuda para o trabalho ainda em estágio inicial em torno de um driver Vulkan de código aberto para Mesa.

O momento da NVIDIA abrir essas aulas 3D de volta ao Fermi é interessante e potencialmente vinculado ao SIGGRAPH 2022 acontecendo esta semana.

Aqueles que desejam obter a mais recente documentação de GPU de código aberto da NVIDIA podem encontrá-la através deste repositório GitHub .





Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário