FERRAMENTAS LINUX: O BUS1 está trabalhando em "r-linux" - um Rubtinw Linux baseado em capacidade do Rust

domingo, 7 de agosto de 2022

O BUS1 está trabalhando em "r-linux" - um Rubtinw Linux baseado em capacidade do Rust

 

Confira !

O BUS1 começou como um módulo IPC do kernel Linux após a falha do KDBUS e, embora ainda haja commits ocasionais para esse módulo do kernel BUS1 fora da árvore, os desenvolvedores envolvidos (Red Hat) têm trabalhado principalmente no Dbus-Broker como o alto desempenho, implementação D-Bus no espaço do usuário que oferece maior velocidade e confiabilidade sobre o código D-Bus de referência. Agora também aparecendo sob o guarda-chuva do BUS1 está o "r-linux" como um runtime Linux baseado em capacidade e escrito em Rust.

Durante o mês passado na área BUS1, David Rheinsberg da Red Hat, que é conhecido por seu trabalho em systemd, Dbus-Broker, etc, tem trabalhado no r-linux. Esta caixa Rust está focada em facilitar a interface com a API do kernel Linux a partir da linguagem de programação Rust no espaço do usuário:

O projeto r-linux fornece acesso direto às interfaces de programação de aplicativos do kernel linux. Isso inclui acessadores diretos desprotegidos para a API do kernel, bem como características e funções enferrujadas para acessar a API do kernel de maneira segura e baseada em recursos.

O R-linux é licenciado triplamente sob a Licença MIT, a Licença Apache Versão 2.0 e a Licença Pública Geral Menor GNU Versão 2.1+.


Até agora, o r-linux foi trabalhado por David Rheinsberg com vários commits ao longo do mês passado, embora nenhum lançamento formal ainda. Aqueles que desejam acompanhar o desenvolvimento do r-linux podem encontrá-lo via bus1/r-linux no GitHub .






Fonte

Até a próxima !!







Nenhum comentário:

Postar um comentário