Confira !!
As mudanças de ACPI e gerenciamento de energia para o Kernel Linux 6.0 em desenvolvimento chegaram esta semana com os preparativos contínuos para os próximos hardwares Intel e AMD, além de melhorar o suporte de hardware existente.
Indo direto para ele, as mudanças de gerenciamento de energia para o Kernel Linux 6.0 incluem:
- A interface de controle de aumento do driver ACPI CPUFreq agora funciona para os processadores Zhaoxin e Centaur se quiser alternar o comportamento de aumento de frequência da CPU em tempo de execução.
- Foi corrigindo o manuseio C1 e C1E no Xeon Sapphire Rapids graças ao firmware atualizado que não torna mais esses C-states mutuamente exclusivos.
- O Intel Raptor Lake P agora é suportado pelo driver RAPL (Run-Time Average Power Limiting).
- Intel Alder Lake N e Raptor Lake P foram adicionados à lista de processadores do driver RAPL para os quais o PowerLimit4 é compatível.
Isso cobre as mudanças interessantes de gerenciamento de energia para Linux 6.0.
Enquanto isso, no lado da ACPI, há algumas mudanças a serem mencionadas:
- Adicionando o ID AMDI008 ao driver de suspensão para ociosidade ACPI para preparação para o próximo hardware AMD.
- O driver de luz de fundo ACPI não está mais limitado artificialmente a plataformas x86.
- Uma correção para evitar substituições de IRQ em sistemas AMD Zen. A substituição em kernels existentes quebra IRQs baixos ativos em sistemas AMD Ryzen 6000 e mais recentes. A correção do patch explica, "Essa substituição de IRQ quebra os teclados de quase todos os laptops Ryzen 6000 atualmente no mercado. Ignore essa substituição de IRQ para todas as plataformas AMD Zen porque essa substituição de IRQ deve ser uma solução alternativa para ACPI DSDT com bugs e não podemos ter uma longa lista de todas as futuras CPUs/laptops AMD no código do kernel. Se um dispositivo com bugs ACPI DSDT aparecer, uma lista separada contendo apenas eles deve ser criada. "
A lista completa de patches ACPI para o Kernel Linux 6.0 pode ser encontrada através deste pull request .
Embora não faça parte dos pulls PM/ACPI, separadamente foi o pull x86/fpu esta semana com outra mudança de importação para Sapphire Rapids para melhorar o sono de baixo consumo manuseio. Por meio do pull x86/fpu é a correção para o Sapphire Rapids para garantir que as CPUs habilitadas para AMX possam atingir seus estados ociosos de energia mais baixos . Se o estado do registro AMX não for inicializado, pode levar ao rebaixamento do estado C de C6 para C1E. Com o Linux 6.0, o kernel agora garantirá que o estado AMX seja inicializado corretamente para ajudar a garantir que essas futuras CPUs de servidor possam atingir seus estados de suspensão de energia mais baixos, garantindo que os núcleos ativos tenham o máximo de orçamento possível para o modo turbo.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário