Além da Microsoft continuar trabalhando em OpenGL e OpenCL no Direct3D 12, aproveitando o Mesa para beneficiar o Windows Subsystem for Linux (WSL2) e casos de uso relacionados, os engenheiros da Microsoft também estão trabalhando na exposição da aceleração de vídeo ao software Linux apoiado pelo Direct3D 12 Aceleração de Vídeo.
A ser mesclado hoje é o trabalho de implementação de codificação de vídeo HEVC (H.265) e aceleração de decodificação de GPU usando Direct3D 12. O driver Mesa D3D12 implementou os bits necessários ao usar o rastreador de estado VA-API Gallium3D para que seja exposto ao software Linux sob WSL2 usando essa API comum de aceleração de vídeo do Linux.
No processo, o engenheiro da Microsoft Sil Vilerino também estendeu o front-end Gallium3D VA para oferecer mais recursos, como codificação de referência multi-slice e multi L0/L1. A Microsoft testou essa aceleração de vídeo VA-API para D3D12 no Windows por meio do player de vídeo MPV para decodificação e, em seguida, usando FFmpeg para codificação e decodificação HEVC.
Fazer com que essa codificação/decodificação de vídeo H.265 para o D3D12 funcionasse para o Mesa foi cerca de cinco mil novas linhas de código ao longo de duas dúzias de commits. Essa solicitação de mesclagem coloca todas as funcionalidades no lugar e é mesclada para a versão estável do Mesa 22.3 do próximo trimestre.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário