FERRAMENTAS LINUX: O SDL3 começa a despejar muito código antigo: GLES1, OS/2, DirectFB, WinRT, NaCl e mais

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

O SDL3 começa a despejar muito código antigo: GLES1, OS/2, DirectFB, WinRT, NaCl e mais

 

Foi há pouco mais de 24 horas que o SDL 2.26 foi lançado para esta biblioteca amplamente utilizada por jogos de plataforma cruzada e outros softwares para abstrair interfaces de software/hardware. Com o lançamento do SDL 2.26, o SDL 3.0 está agora em desenvolvimento . Um dos primeiros estágios dessa grande atualização do Simple DirectMedia Layer é remover muitos códigos de plataforma antigos e outros alvos obsoletos.


Com SDL3 capaz de quebrar API/ABI e esta sendo uma grande atualização, os desenvolvedores SDL estão removendo muitos códigos obsoletos/não mantidos desta biblioteca como um de seus primeiros passos para o novo ciclo. Além de remover muito código antigo, o SDL 3.0 também deve fazer algumas mudanças de modernização, como ser o lançamento para preferir Wayland ao X.Org Server por padrão, esperançosamente PipeWire por padrão e outras melhorias.

Na época em que o SDL3 vivia na base de código principal do Git, muitos códigos antigos foram removidos. Alguns dos destaques até agora para o primeiro dia de desenvolvimento do SDL3:

- O suporte do Microsoft WinRT (Windows Runtime / UWP) foi removido.

- O suporte "NaCL" do Google Native Client foi removido.

- Remoção do suporte a OpenGL ES 1.x. O suporte a OpenGL ES 2.x permanece.

- Alguns remanescentes antigos do servidor de exibição Mir do Ubuntu de sua era pré-Wayland-compositor foram removidos agora que a compatibilidade API/ABI para SDL 2.1 não precisa ser mantida.

- O código de teste do VisualC Visualtest foi removido, liberando 12 mil linhas no código-base.

- O suporte DirectFB foi removido.

- O suporte para BlackBerry QNX foi removido.

- O suporte OS/2 foi removido.

- O suporte Pandora/OpenPandora foi removido.

- O back-end de áudio JACK foi removido, apenas para ser revertido posteriormente. O back-end do sndio teve um destino semelhante ao ser descartado ontem, apenas para ser adicionado novamente pouco tempo depois. Veremos se eles serão removidos novamente ou mantidos para o SDL 3.0.

Desde o lançamento do SDL 2.26, mais de 51 mil linhas de código foram removidas com esta bela limpeza de inverno para o SDL3. Procure muito mais sobre o SDL 3.0 nas próximas semanas e meses.






Fonte

Até a próxima !!






Nenhum comentário:

Postar um comentário