FERRAMENTAS LINUX: O FEX-Emu 2212 melhora o suporte de jogo x86_64 no Arm, agora suporta as GPUs Radeon mais antigas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

O FEX-Emu 2212 melhora o suporte de jogo x86_64 no Arm, agora suporta as GPUs Radeon mais antigas

 



O FEX-Emu é o projeto de software de código aberto que trabalha na emulação de software x86/x86_64 rápida em AArch64 . O FEX-Emu é uma das principais opções para executar os binários x86 no Arm de 64 bits e amadureceu o suficiente para permitir que jogos do Linux e títulos do Steam Play sejam executados no Arm . O FEX 2212 foi lançado como a mais nova atualização brilhante deste software promissor.


O FEX 2212 é outro passo significativo para este emulador, permitindo um impressionante suporte binário x86/x86_64 em sistemas Arm Linux de 64 bits. Com o FEX 2212, há suporte para GPUs Radeon mais antigas, o início do suporte de emulação AVX, suporte de emulação SGDT para obter jogos que dependem da proteção contra cópia Denuvo para trabalhar um pouco mais adiante e vários outros aprimoramentos.

O FEX 2212 começou a trabalhar na emulação de Advanced Vector Extensions (AVX) e, para isso, conta com o processador Arm que suporta operações SVE de 256 bits. Embora a emulação AVX seja importante, o único processador Arm atualmente com esse suporte SVE de 256 bits é o Neoverse-V1. Portanto, essa emulação AVX é mais avançada para futuros chips Arm, onde o suporte SVE de 256 bits se torna mais difundido. A emulação AVX também é apenas uma implementação parcial neste ponto.

Para melhorar ainda mais a perspectiva FEX para jogos, a versão 2212 adiciona suporte para arquivos de configuração baseados em SteamID. O FEX 2212 também implementa suporte à instrução SGDT. Por sua vez, isso permite que os jogos que dependem do controverso software Denuvo "vão um pouco mais longe antes de travarem terrivelmente".

Além disso, melhorar o FEX para experiência de jogo não está mais anunciando a instrução PCLMUL se a extensão criptográfica não for suportada no host. Isso corrige o Steam em execução no Raspberry Pi, caso contrário, ele travaria ao acessar o OpenSSL.

O FEX 2212 também melhorou seu código de emulação ioctl que, por sua vez, permite que o driver Radeon DRM funcione com este emulador. O uso do driver de kernel AMDGPU mais recente para placas gráficas GCN 1.2+ (ou GCN 1.0/1.1 experimentalmente) já é compatível, enquanto para pré-GCN 1.2 (ou pré-GCN se estiver usando o suporte experimental AMDGPU 1.0/1.1), o driver Radeon DRM agora é compatível com o uso de placas gráficas mais antigas.

O FEX 2212 agora também gera operações IR de acesso de registro diretamente para uma redução de cerca de 12% no tempo de compilação JIT e torna este emulador mais responsivo.

O FEX 2212 também traz otimizações para reduzir interrupções, E/S de arquivo aprimorada para aplicativos, tempo de inicialização mais rápido e outras melhorias.

Os downloads e mais detalhes sobre esta grande atualização via GitHubFEX-Emu.com .







Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário