O driver Radeon Vulkan da Mesa "RADV" está trabalhando com os jogos Quake II RTX e DOOM Eternal há algum tempo e, recentemente, o desempenho também melhorou . Mas, para que as extensões de rastreamento de raios Vulkan sejam expostas, é necessário definir a variável de ambiente RADV_PERFTEST=rt , mas isso agora mudou inicialmente para esses dois jogos.
Como um dos últimos compromissos com a base de código do Mesa para 2022, o driver RADV no Mesa 23.0 está preparado para anunciar suporte para Quake II RTX e DOOM Eternal, onde essa opção de variável de ambiente de rastreamento de raio não é mais necessária. Por enquanto, o rastreamento de raios Vulkan não está sendo ativado incondicionalmente, mas apenas lista branca seletiva com os jogos iniciais de Quake II RTX e DOOM Eternal com o último jogo rodando no Linux por meio do Steam Play (Proton). Em particular, a extensão VK_KHR_ray_tracing_pipeline é o que está sendo exposto.
Essa solicitação de mesclagem anuncia pipelines de rastreamento de raios para os dois jogos, portanto, pelo menos lá você pode iniciar os jogos imediatamente sem ter que se lembrar de usar RADV_PERFTEST=rt. Nessa fusão, Bas Nieuwenhuizen comentou por que o suporte ainda não está sendo ativado incondicionalmente:
"Como não está pronto, em particular estamos perdendo o trabalho de chamada de sombreador de Daniel e mais alguns depuradores de jogos.
No entanto, parece que vale a pena começar a habilitar alguns jogos que sabemos que funcionam, para que as pessoas possam começar a jogar."
A mesclagem adiciona a nova opção "radv_rt" DriConf, portanto, é fácil para outros jogos com rastreamento de raio aproveitar VK_KHR_ray_tracing_pipeline para colocar na lista de permissões o suporte com base no nome do aplicativo por meio do DriConf XML.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário