Por mais de uma década, RebeccaBlackOS "RBOS" existe como um ambiente Linux ao vivo destinado a mostrar o código Wayland mais recente de vários desktops/compositores para outro software nativo de Wayland. O RBOS é anterior a muitas das principais distribuições do Linux, oferecendo suporte a Wayland pronto para o uso.
O RebeccaBlackOS foi rápido em adquirir novos recursos do Wayland durante os primeiros anos experimentais do Wayland no desktop Linux. O RBOS facilitou a experiência do Wayland antes que os principais players de desktop Linux estivessem prontos.
O RBOS viu menos atualizações nos anos mais recentes, à medida que o suporte Wayland em todo o ecossistema de software amadureceu. No entanto, ontem marcou um novo lançamento com RebeccaBlackOS 2023-01-16. O RBOS atualizado está sendo enviado:
Bibliotecas Wayland:
* Wayland Master
* Weston Master
Kits de ferramentas e aplicativos Wayland:
* Wayland habilitado Clutter
* Wayland habilitado SDL
* Wayland habilitado GTK
* Wayland habilitado Qt
* Wayland habilitado EFL/Elementary
* Wayland habilitado FreeGLUT
* Wayland habilitado GLFW
* Wayland habilitado mpv
* Wayland habilitado gstreamer
* KDE Frameworks Programas
Wayland Wayland Desktops:
* Weston's Example Desktop
* Liri
* Gnome-shell
* KDE Plasma
* Enlightenment
* Wayfire / Mate
* Sway
* Mir
Outros recursos:
* Um utilitário gráfico para configurar o udev para weston multiseat/multi pointer
* Um gerenciador de login Wayland funcional escrito em Bash, que suporta troca de usuário e seleção de sessão, vários assentos, logs de sessão rotacional e um arquivo wlprofile.
* waypipe para Wayland remoto e um utilitário de script construído em torno dele, para facilitar o salvamento e a reutilização de conexões. (As senhas não são salvas).
Aqueles que desejam experimentar este Wayland provando fundamentos do tipo ambiente Linux ao vivo podem encontrar os ISOs no SourceForge .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário