FERRAMENTAS LINUX: A VA-API 2.17 foi lançada com o suporte básico do X11 DRI3, habilitando a VA-API no Windows

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

A VA-API 2.17 foi lançada com o suporte básico do X11 DRI3, habilitando a VA-API no Windows

 


Além dos engenheiros da Intel lançarem na semana passada o mais novo lançamento trimestral do Intel Media Driver , eles também publicaram a libva 2.17 como a versão mais recente desta biblioteca de API de aceleração de vídeo de código aberto que é usada em implementações de driver/fornecedor da VA-API.


A versão libva 2.17 foi marcada esta manhã e punts código EMGD / NVIDIA NVCTRL / AMD FGLRX por trás de uma opção de compilação "com legado", várias atualizações do sistema de compilação Meson, várias correções de bugs, suporte inicial de compilação do Windows e suporte DRI3 básico para o X11 code path.

Sim, o VA-API 2.17 é o primeiro lançamento em que esta API de aceleração de vídeo do Linux está vendo o trabalho de ativação inicial para o Windows. Presumivelmente, a Intel está trabalhando para expor VA-API no Windows para melhor compatibilidade de API com sua pilha de software oneAPI e obter processamento de vídeo oneVPL com VA-API para ser mais multiplataforma ... Será interessante ver o que outros drivers e software podem acabam suportando o VA-API no Windows avançando enquanto, por enquanto, é essa biblioteca libva central que viu a ativação inicial do Microsoft Windows.


A ativação básica do DRI3 para VA-API observou:

"O DRI3 existe há mais de 5 anos, infelizmente libva nunca aprendeu como consultar o servidor para o fd.

Adicione suporte básico para isso, onde voltamos ao nome do módulo drm do módulo DRM para mapeamentos de driver."


O código-fonte da biblioteca libva 2.17 pode ser baixado do GitHub .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário