Embora a arquitetura aberta do processador RISC-V tenha provado ser altamente bem-sucedida, um dos recursos que ainda não era compatível com o kernel do Linux até o momento era a hibernação do sistema / suspender para retomar, mas esse suporte agora está ativado o caminho.
Com o uso do RISC-V até este ponto sendo mais voltado para placas de desenvolvedor, dispositivos IoT e outros casos em que a hibernação não é realmente usada, não tem sido um grande problema. Mas como o RISC-V pressiona mais para dispositivos de consumo, a hibernação/suspensão para o disco é obviamente de maior importância. Felizmente, o fornecedor do RISC-V, StarFive, está trabalhando no suporte de hibernação para o RISC-V de 64 bits e publicou os patches mais recentes que deseja obter.
Enviada hoje foi a segunda iteração dos patches do StarFive para habilitar o suporte de hibernação RISC-V para RV64 (sem suporte de hibernação RV32, pelo menos por enquanto) com as alterações de suporte de kernel necessárias. Algumas alterações no código do kernel RISC-V foram necessárias, mas seguem o restante dos caminhos do código de hibernação do kernel. Esta funcionalidade de suspensão para disco foi testada com sucesso com a placa SBC VisionFive 2 (VF2) da StarFive. O suporte ao modo de plataforma ACPI é outro dos recursos ainda não instalados.
Mais detalhes sobre este suporte de hibernação RISC-V para Linux através desta série de patches .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário