FERRAMENTAS LINUX: O Vulkan 1.3.239 foi lançado com a nova extensão Huawei

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O Vulkan 1.3.239 foi lançado com a nova extensão Huawei

 


Embora haja novas atualizações de especificações da API Vulkan semanalmente ou quinzenalmente durante a maior parte do ano, houve um hiato de um mês devido ao Natal e outros feriados de fim de ano, com muitos dos desenvolvedores corporativos tirando folga do trabalho. Mas isso acabou e hoje é o Vulkan 1.3.239 como a primeira atualização em exatamente um mês.

Devido ao longo período de tempo desde o Vulkan 1.3.238, há um grande número de correções aleatórias em toda a linha com a atualização de especificações de hoje. Nada muito importante, porém, das correções e esclarecimentos

Uma adição que vale a pena mencionar é a adição do ID do driver VK_DRIVER_ID_IMAGINATION_OPEN_SC, que é para o driver Vulkan de código aberto da Imagination. O driver Vulkan open source da Imagination continua melhorando no Mesa. (Separadamente a Imaginação também tem os seus Drivers do kernel PowerVR Rogue DRM que ainda estão funcionando para o kernel da linha principal.)

Apenas uma nova extensão Vulkan foi finalizada no mês passado e é uma nova extensão de fornecedor da Huawei. Com Vulkan 1.3.239 é a introdução de VK_HUAWEI_cluster_culling_shader. A extensão de shader de seleção de cluster da Huawei é descrita como:

"O Cluster Culling Shader (CCS) é semelhante ao sombreador de computação existente; seu principal objetivo é fornecer um ambiente de execução para realizar seleção de geometria de nível grosseiro e seleção de nível de detalhe com mais eficiência na GPU.

O tradicional 2-pass A solução de seleção de GPU usando sombreador de computação precisa de uma barreira de pipeline entre o pipeline de computação e o pipeline gráfico. Às vezes, para otimizar o desempenho, um processo de compactação adicional também pode ser necessário. Esta extensão melhora as deficiências mencionadas acima, o que pode permitir que o sombreador de computação emita clusters visíveis diretamente para seguir o pipeline gráfico.

Um conjunto de novas variáveis ​​de saída internas é usado para expressar o cluster visível, além disso, uma nova função interna é usada para emitir essas variáveis ​​do CCS para o estágio IA, então o IA pode usar essas variáveis ​​para buscar vértices do cluster visível e conduza o vertex shader para sombrear esses vértices. Conforme declarado acima, tanto o IA quanto o sombreador de vértice são preservados, o sombreador de vértice ainda é usado para sombreamento de posição de vértices, em vez de gerar diretamente um conjunto de vértices transformados do sombreador de computação, isso torna o CCS mais adequado para GPUs móveis.

A lista completa das alterações do Vulkan 1.3.239 pode ser encontrada em Vulkan-Docs .








Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário